- Empresas “preparadas para investir” com projetos de 10.300 milhões
- Empresas europeias atingidas por sanções à Rússia podem receber apoios estatais até 400 mil euros
- Subsidiária da IBM quer contratar 300 profissionais até final do ano
- Crise/Energia: Setor têxtil reclama ‘lay-off’ simplificado para evitar insolvências
- Calçado português estreou-se em 7 novos destinos e vendeu para 170 países em 2021
- Marca de vestidos de noiva passa a fabricar roupa para soldados e médicos da Ucrânia
- Outros
1. Empresas “preparadas para investir” com projetos de 10.300 milhões
As empresas portuguesas mostraram que estão “preparadas para investir” depois de apresentarem 70 projetos, pré-selecionados, no valor de 10.300 milhões de euros no âmbito das agendas mobilizadoras do PRR, disse hoje Carla Sequeira, secretária-geral da CIP.
2. Empresas europeias atingidas por sanções à Rússia podem receber apoios estatais até 400 mil euros
É a segunda vez que Bruxelas flexibiliza as ajudas estatais às empresas, depois de o ter feito há cerca de dois anos, devido à pandemia de covid-19.
3. Subsidiária da IBM quer contratar 300 profissionais até final do ano
A multinacional para o mercado portugês está a recrutar sobretudo perfis tecnológico, enquanto prepara também a abertura de um novo centro de inovação, que deverá acontecer ainda este ano.
4. Crise/Energia: Setor têxtil reclama ‘lay-off’ simplificado para evitar insolvências
Mais de metade das empresas têxteis estão a efetuar paragens temporárias devido à escalada dos preços da energia, segundo a associação setorial, que alerta para a iminência de insolvências se não forem implementados mecanismos como o ‘lay-off’ simplificado.
5. Calçado português estreou-se em 7 novos destinos e vendeu para 170 países em 2021
Apesar de os valores exportados para os novos sete mercado serem “residuais”, refletem o “esforço considerável do setor para diversificar os mercados de destino das suas exportações”, diz a APICCAPS.
6. Marca de vestidos de noiva passa a fabricar roupa para soldados e médicos da Ucrânia
A marca de vestidos de noiva Milla Nova tem criado acessórios de vestuário para o exército ucraniano, além de estar disponível para empregar refugiados do leste do país.
7. Outros
Uma viagem pela história de Portugal através da moda
São quase 200 coordenados de moda de designers de várias gerações expostos na Casa do Design, em Matosinhos. Oportunidade para compreender o país através das roupas.
Desempregados com subsídio caem para mínimo de quase um ano
Houve quase menos 17 mil beneficiários de prestações no mês passado. Taxa de cobertura, nos 60,6%, não era tão baixa desde fevereiro de 2021.
Erdogan pede à União Europeia para relançar negociações para adesão da Turquia
Negociações começaram em 2005, mas não avançaram devido a tensões várias. A Comissão Europeia referiu, no final de 2020, ter existido um retrocesso nas áreas do Estado de direito e dos direitos fundamentais, por parte da Turquia.
EUA e líderes europeus concordam em isolar Rússia e impor mais sanções
A vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman, segundo a nota informativa, “condenou as táticas cada vez mais brutais do Presidente Vladimir Putin, que continuam a matar civis nesta guerra de escolha injustificada e não provocada”.
Diretor-geral da APED garante que não vai haver rutura de produtos nos supermercados
Gonçalo Lobo Xavier assegurou que não vai haver rutura de produtos nos supermercados – no entanto, é inevitável que os seus preços aumentem.
Agência da Rússia expulsa da Rede Europeia de Energia
Rede Europeia de Energia é presidida pela portuguesa Adene. Decisão foi comunicada esta terça-feira como “resposta solidária à gravidade” da situação na Ucrânia.
Ponto de viragem: vendas de óculos de realidade virtual e aumentada disparam 92%
A forte procura pelos óculos Quest 2 da Meta foi uma das razões para o crescimento exponencial do mercado em 2021.
Cotação do barril Brent sobe 7,12% e atinge máximo de 10 dias nos 115,62 dólares
A variação do preço do barril de referência na Europa — 8,71 dólares acima dos 106,91 com que fechou as transações na sexta-feira — foi atribuída à possibilidade de um embargo europeu sobre o petróleo russo.
Elon Musk inaugura “gigafábrica” da Tesla na Alemanha
As novas instalações da Tesla na Alemanha foram finalmente inauguradas, depois de vários atrasos. A fabricante de veículos elétricos conta produzir 500.000 veículos por ano nesta unidade.
França garante já não ter reticências a interconexões com Península Ibérica
França sem “reticências” ao desenvolvimento de interconexões energéticas com Península Ibérica e disposta a acelerar o processo, sobre o qual admitiu ter havido reservas no passado.
Troca de rublos por criptomoedas faz soar alarmes. BCE alerta para “ameaça” russa
A quantidade de rublos que foram trocados por criptoativos está “no nível mais elevado desde maio de 2021” e agora estão a ser usados para evitar as sanções impostas à Rússia por ter invadido a Ucrânia. O alerta foi deixado esta quarta-feira por Christine Lagarde.
Desemprego está a baixar, mas 58% dos concelhos ainda não recuperaram do impacto da pandemia
O segundo mês do ano coloca o número de inscritos nos centros de emprego no nível mais baixo desde o início da pandemia, em março de 2020. Mas 160 concelhos do país ainda lutam para colocar o desemprego registado em níveis pré-covid.
Vem aí escassez de gasóleo e pode haver racionamento na Europa, alertam gigantes do crude
Presidente da Vitol, uma das maiores comercializadoras de crude do mundo, identifica um risco sistémico no facto de metade das importações de gasóleo da Europa virem da Rússia.
Designer de moda abre site a vendas de Kiev para o mundo
Svitlana Bevza mantém-se na capital da Ucrânia, onde regressou após apresentar a última coleção na Semana de Moda de Nova Iorque. Entre o abrigo e o apartamento onde vive, em Kiev, designer abriu o site da sua marca para vender para o exterior.
PSI avança 2,19% com forte subida do BCP
A bolsa de Lisboa encerrou hoje em alta, com uma subida acentuada de 2,19% para 5.821,11 pontos no índice PSI e com o BCP a liderar os ganhos somando mais de 7%.
Guerra ameaça novas subidas dos fretes marítimos
O aumento dos preços dos combustíveis provocado pela invasão russa da Ucrânia vai pôr em causa a estabilização, conseguida no final do ano passado, dos custos do transporte marítimo. Transitários preparam-se para subidas já em abril.
Costa sem oposição na AR para baixar IVA dos combustíveis
Primeiro-ministro defendeu, no Parlamento, a descida do IVA como “chave” para reduzir preços dos combustíveis. Medida é apoiada pela larga maioria partidos e caso receba “luz verde” de Bruxelas deverá ser aprovada “sem espinhas”.
Wall Street fecha em alta com estabilização no petróleo
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, em contexto de estabilização dos preços do petróleo e tensões no mercado obrigacionista, associadas às perspetivas de subida das taxas de juro.
Euro cai mas ainda segue acima de 1,10 dólares
O euro baixou hoje em relação ao dólar, após a Reserva Federal (Fed) norte-americana ter indicado que pode optar por maior agressividade na subida das taxas de juro.
Bolsas europeias em alta pendentes da guerra, Fed e petróleo
As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, pendentes da guerra na Ucrânia, do preço do petróleo e da possibilidade de que a Reserva Federal dos EUA (Fed) suba de forma mais agressiva as taxas de juro.
Uma família, um negócio e uma nova paragem. A Loja das Meias chegou ao Porto e não quer ficar por aqui
Foi pioneira a comercializar as melhores marcas de moda internacionais no país, está há 117 anos na mesma família e inaugura agora a sua primeira morada no Porto, onde o luxo se cruza com o digital.
FMI diz que incumprimento da Rússia teria efeito limitado no resto do mundo
Incumprimento da Rússia “não representa um risco sistémico para a economia mundial”, segundo Gita Gopinath, “número dois” do FMI.
Apple e Amazon lideram as empresas mais admiráveis de 2022. Pfizer sobe ao quarto lugar
A farmacêutica que lançou a primeira vacina contra a Covid-19 subiu a pique na lista da Fortune, ultrapassando grandes empresas como a Netflix ou a Walt Disney.
Carrefour negoceia venda dos 60% da operação em Taiwan aos sócios locais
A francesa Carrefour está em negociações avançadas para vender uma participação maioritária na sua subsidiária em Taiwan ao seu sócio minoritário local Uni-Presidente Enterprises Corp, avança a Bloomberg.
Guerra na Ucrânia: Fitch prevê manutenção da flexibilidade orçamental na zona euro em 2023
Apesar da exposição direta limitada sobretudo à energia e comércio, os efeitos da invasão à Ucrânia sentir-se-ão na economia europeia, pelo que a resposta de Bruxelas será chave na determinação da magnitude do choque sentido na zona euro, perspetiva a agência Fitch.
Descida dos preços dos combustíveis ficou aquém da previsão do Governo
Os preços médios da gasolina e do gasóleo caíram 10 cêntimos e 13 cêntimos, respectivamente, nesta segunda-feira. São quedas acentuadas, mas que ficaram abaixo do que tinha sido estimado pelo Governo.
Bruxelas vai aprovar cheque do PRR que ajuda a pagar escola digital e eficiência energética
Comissão deve dar luz verde esta semana e dinheiro chega em Abril. Ministro admite que “bazuca” europeia tem de ser “mais flexível”, dada a conjuntura marcada pela inflação e a guerra na Ucrânia.
Preços sobem com foco nos custos, mas depois descem?
Com todas as empresas focadas no aumento de custos trazido pela guerra na Ucrânia, Portugal pode assistir em Março a uma subida drástica da inflação. O problema é que a história mostra que, quando os custos descem, a descida dos preços não costuma ser igual.