Panorama Berlin em contagem decrescente

Considerada a maior e mais relevante feira de moda da região, a Panorama Berlin está de volta, entre os dias 16 e 18 de janeiro, para desvendar mais de 800 coleções – entre elas estão as de quatro marcas “made in Portugal”. A-Line Clothing, Felmini, Portuguese Flannel e Softinos representam a moda lusa no certame.

Sob o leitmotiv “Shaping Identities”, a edição outono-inverno 2018/2019 do salão que, de acordo com a organização, continua a crescer de estação para estação, alcançando já os 45.500 metros quadrados de exposição em 10 halls, está repleta de novidades, depois de ter sofrido uma renovação do layout.

No espaço da Messe Berlin, os halls da Panorama Berlin estão agora divididos por género, facilitando a navegação dos visitantes. Cada hall está também dividido em áreas específicas para vestuário casual, formal, clássico e contemporâneo.

O hall 1 (Grace) e o hall 3 (Style Hub) apresentam as últimas novidades no segmento de womenswear e, no hall 5, são desvendados o calçado e os acessórios femininos (Details). As novas coleções de menswear estão no hall 2 (Gents), enquanto as coleções de sportswear, outerwear e casuais podem ser encontradas no hall 4 (Modernists). O calçado descobre-se no hall 6 (Soled). Em parceria com a Innatex, o hall 7C (Xoom) é dedicado às marcas sustentáveis, enquanto o hall 7B (Hipstar) apresenta moda plus size. As palestras e outros eventos acontecem no hall 7A. O hall 9 (Nova) explora as novas coleções no segmento denim.

«Depois de 10 estações bem-sucedidas, decidimos pegar no conceito que trabalhámos até agora e reajustá-lo de uma forma que faça sentido», afirma Jörg Wichmann, CEO da Panorama Berlin. «“Shaping Identities” descreve a nossa missão e também aquilo que pedimos às nossas marcas: aprimorar os perfis e apresentar uma mensagem forte. Graças a uma nova estrutura, à expansão das áreas de lifestyle e às novas áreas comunitárias, a Panorama Berlin continua a ser a melhor plataforma para isso», explica.

Expectativas altas na comitiva nacional

Dentro da comitiva portuguesa que se desloca a Berlim já na próxima semana, a alfaiataria feminina da A-Line Clothing expõe no hall 1, as camisas da Portuguese Flannel podem ser encontradas no hall 4 e a marca de calçado de senhora Felmini mostra-se no hall 6, tal como os pares da Softinos.

Depois de uma estreia de sucesso no salão internacional, a A-Line aguarda com expectativa a segunda participação na Panorama Berlin.

«A nossa ideia é continuar a consolidar os laços com o mercado alemão – onde já estamos em alguns pontos de venda de relevância, nomeadamente em Berlim e em Munique –, bem como estabelecer contactos e troca de sinergias com novos parceiros», revela, ao Portugal Têxtil, Diana Carvalho, responsável de publicidade, relações públicas e comunicação da marca.

Na última edição, a Panorama Berlin recebeu mais de 51 mil visitantes, oriundos de 96 países.