Já vestiu hoje o seu creme?

A incorporação de princípios activos no nosso vestuário não se transformou ainda numa prática industrial comum nem num hábito de consumo corrente, mas é já uma realidade científica amplamente explorada. Meias anti-odores, underwear anti-bacteriano, calças anti-celulite, camisolas anti-UV, fatos-de-banho auto-bronzeantes… A lista é infindável. Design, qualidade, preço são factores determinantes da compra. Mas o vestuário do futuro, e possivelmente do presente, quer-se de utilidade pública. Tudo se resume numa só palavra: protecção. No seu sentido mais lato. Afinal, a sua primeira função.

Hoje, não queremos só viver mais. Queremos sobretudo viver melhor. Por isso, o cuidado pessoal adquiriu contornos de Cabo das Tormentas e o envelhecimento é o terrível Adamastor a combater. Para simplificar a nossa vida e facilitar a nossa existência, a solução mais cómoda e aprazível acabou por vir da indústria menos esperada: a Têxtil – que conseguiu combinar na simples acção de vestir o cuidado e a protecção da pele. Mas com o contributo de um grande aliado: os produtores de químicos.

O mais recente produto do gigante da química DyStar constitui a prova de que esta “moda” veio para ficar. O Evo Care Vital é um acabamento têxtil especial que protege a pele contra o envelhecimento prematuro. A sua combinação especial de vitamina E, aloé vera e jojoba hidrata a pele e protege-a contra a poluição e a radiação UV – os seus maiores inimigos. Quando aplicado nos tecidos, substitui os amaciadores convencionais e confere ao vestuário um toque extremamente sedoso. Como as substâncias estão incorporadas numa matriz de silicone, o carácter do acabamento é de longa duração, permitindo frequentes lavagens dos artigos em máquinas de lavar até 40 ºC. Naturalmente, o seu efeito é maximizado em vestuário usado junto à pele como em underwear, meias ou roupa de desporto.

A Invista foi uma das empresas pioneiras neste campo. Capitalizando este culto do bem-estar, a multinacional de origem americana lançou há 2 anos a Lycra Body Care – uma família de produtos e tecnologias que melhoram o bem-estar através de inovações em fibras, tecidos e acabamentos. O factor-chave é obviamente a Lycra, cujas propriedades de elasticidade e recuperação da forma são sobejamente conhecidas. «Esta é uma grande oportunidade para a indústria do vestuário capitalizar uma das mais poderosas tendências de lifestyle», declara Ria Stern, directora de marketing da Invista para a América do Norte. «Os primeiros produtos da gama oferecem frescura, hidratação e efeitos de massagem, Com a Lycra Body Care, poderemos ajudar as marcas e os retalhistas a dispor de produtos diferenciados de alto valor acrescentado e bastante apelativos para os consumidores».

Por cá, a “moda” também pegou e encontrou o seu expoente máximo na passada colecção estival da Impetus, que incorporou na sua linha de underwear Skin Care, para homem e senhora, os princípios activos dermatológicos do Aloé Vera.