Inverno não arrefece a moda em Berlim

A 11.ª edição da Panorama Berlin, que decorreu de 16 a 18 de janeiro, deixou uma nota de otimismo às 800 marcas de moda presentes. Na capital alemã, as portuguesas A-Line Clothing, Felmini, Portuguese Flannel e Softinos ajudaram a derrubar os muros da próxima estação fria.

Encenada na Messe Berlin sob o mote “Shaping Identities”, a última edição do salão internacional de moda assistiu ao crescimento de expositores e visitantes. Cerca de 800 marcas desvendaram as propostas para o outono-inverno 2018/2019 nos 45.500 metros quadrados de exposição, distribuídos por 10 halls. Depois de ter sofrido uma renovação do layout, os halls da Panorama Berlin apresentaram-se divididos por género, facilitando a navegação dos visitantes em busca das últimas novidades. À 11.ª edição, nenhum pormenor foi esquecido e cada hall ficou ainda dividido em áreas específicas para vestuário casual, formal, clássico e contemporâneo.

No hall 1 (Grace), o stand de camisas suspensas da portuguesa A-Line transportou os visitantes do certame para o universo da alfaiataria feminina. «Temos a preocupação de fazer stands marcantes, com bons arquitetos. Há um investimento muito grande», garante o diretor financeiro Hélder Gonçalves ao Jornal Têxtil (janeiro 2018).

Depois de uma estreia auspiciosa no salão de moda e com o objetivo primordial de consolidar os laços com o mercado alemão, a A-Line regressou a Berlim com as expectativas em alta (ver A-Line traça internacionalização). «É a nossa segunda vez na Panorama Berlin e na última edição fizemos clientes novos», revela Hélder Gonçalves, explicando que «o mercado alemão é muito bom, mas complexo» e que, por isso, vai exigir novas viagens à A-Line. «Conhecemos bem o mercado alemão e sabemos que com a marca temos de ter esta resiliência de querer entrar», afirma.

De armas e bagagens para o certame berlinense mudou-se também a marca de calçado nacional Softinos, detida pelo grupo Kyaia, que desvendou as suas propostas no hall 6 (Soled). «Foi a nossa quinta edição, expomos na feira desde muito cedo», assegura o brand manager João Monteiro. Colhendo os frutos da assiduidade, a Alemanha é, neste momento, «o principal mercado da marca, atualmente presente em 200 pontos de venda», adianta.

Dentro da comitiva portuguesa que se deslocou a Berlim estiveram ainda as camisas da Portuguese Flannel e as propostas de calçado de senhora da Felmini.

«Estamos mais do que felizes com a temporada. O crescimento dos compradores internacionais, o entusiasmo dos visitantes e o intercâmbio animado de uns com os outros, mais uma vez, comprovaram quão importante a Panorama Berlin é enquanto feira e evento inicial de uma nova estação. Apesar dos desafios atuais da moda, houve um sentimento de otimismo», resume Jörg Wichmann, CEO da Panorama Berlin. A edição dedicada à primavera-verão 2019 do salão internacional de moda acontece de 3 a 5 de julho de 2018.