A Bcomp desenvolveu novos produtos tendo por base fibras de linho que podem, por exemplo, substituir plástico reforçado com fibra de carbono. Segundo descreve a BMW em comunicado, o powerRibs é inspirado nas veias das folhas e assegura a máxima rigidez com um peso mínimo, o que permite reduzir o peso geral do veículo, ao mesmo tempo que possibilita utilizar menos matérias-primas.
A empresa suíça tem ainda um outro produto, batizado ampliTex, que pode substituir o material convencional de revestimento, sendo neutro em carbono e permitindo criar novas estruturas interessantes para superfícies. «Ao combinar os dois materiais, pode poupar-se até 70% do plástico usado anteriormente na decoração interior e evitar 75% de emissões de CO2», aponta a BMW.
«É uma grande honra receber este prémio prestigiante de uma das marcas automóveis mais premium do mundo. Gostaria de agradecer ao BMW Group pela grande confiança e colaboração durante os últimos anos, sobretudo dos nossos pares na BMW ao longo de toda a organização, que estão a fazer um trabalho extraordinário para incluírem a Bcomp na sua rede de aprovisionamento. Estamos muito entusiasmados por dar os próximos passos com eles, tornar-nos um parceiro a longo prazo e ajudar o BMW Group a atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade», declarou Christian Fischer, CEO da Bcomp.
Inovação essencial
A BMW premiou ainda a CATL – Contemporary Amperex Technologies Co, na categoria de mobilidade elétrica, a Dürr Systems AG na categoria de sustentabilidade, a NXP Semiconductors e a Continental Automotive GmbH Regensburg pelo seu trabalho na digitalização, a CarUX, a Garmin, a Webasto e a Amazon, que desenvolveram o ecrã panorâmico de 31 polegadas para os bancos traseiros do BMW Série 7, que transforma o carro numa espécie de cinema ambulante, na categoria de experiência do consumidor, e ainda os funcionários das empresas ucranianas parceiras na categoria de performance de equipa excecional.