Revista de Imprensa

  1. 1 milhão de máscaras por semana. ‘Têxtil’ português elogiado por intensificar produção
  2. Governo quer subir em mil milhões teto de garantias a seguros de crédito
  3. Covid-19: Quase 50 empresas adaptaram-se e estão a fornecer materiais de proteção
  4. Mais de 80% das empresas a funcionar, mas grande parte tem quebras superiores a 50%
  5. PIB da Alemanha contrai 16% durante confinamento
  6. 2020 poderá ser o ano mais quente desde que há registos
  7. Outros

1. 1 milhão de máscaras por semana. ‘Têxtil’ português elogiado por intensificar produção

jornaleconomico
“Devemos estar a produzir um milhão de equipamentos de proteção individual por semana na próxima quinzena”, disse Mário Jorge Machado, presidente da Associação e Vestuário de Portugal.

2. Governo quer subir em mil milhões teto de garantias a seguros de crédito

ri.diariodenoticias
Proposta do governo prevê que limite máximo que o Estado pode conceder este ano para segurar riscos de exportadores e outras empresas fique em três mil milhões de euros.

3. Covid-19: Quase 50 empresas adaptaram-se e estão a fornecer materiais de proteção

ri.jornalnegocios
O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que “quase 50 empresas” portuguesas se “adaptaram” e estão a fornecer equipamentos de proteção individual, apelando a que “ainda mais empresas” aumentem a resposta ao “mercado interno” e às atuais “necessidades”.

4. Mais de 80% das empresas a funcionar, mas grande parte tem quebras superiores a 50%

ri.observador
Num inquérito realizado pelo INE, 80% das empresas referiram que a pandemia implicou uma diminuição do volume de negócios, sendo que numa grande parte (39%) a redução foi superior a 50%.

5. PIB da Alemanha contrai 16% durante confinamento

dinheirovivo
O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha contraiu-se 16% durante o confinamento, anunciou hoje o instituto alemão Ifo, com base em inquéritos a 8.800 empresas de todos os setores.

6. 2020 poderá ser o ano mais quente desde que há registos

ri.publico
Apesar do confinamento e da paragem causada pela pandemia, a crise climática não deve ser esquecida.

7. Outros

ri.diariodenoticias

Máscaras reutilizáveis chegam ao Continente e à Wells esta semana

Desenvolvidas em parceria com a Estamparia Adalberto, o Citeve e as universidades de Lisboa e do Minho, as MOx-Ad-Tech estão já à venda online na MO, marca de vestuário da Sonae Fashion.

dinheirovivo

Aplicação móvel permite rastreio rápido e anónimo de Covid

A app Stayaway deteta a proximidade entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias.

Governo pensa em mecanismo de viabilização de empresas e ajuda a particulares

A ministra da Justiça anunciou, nesta terça-feira, a possibilidade de ser criado um mecanismo temporário e excecional de viabilização de empresas e reequilíbrio económico de particulares afetados pela crise motivada pela covid-19.

Maioria dos portugueses defende que condições económicas vão piorar

Quase metade (49,6%) dos portugueses defende que as condições económicas, impactadas pela covid-19, são fracas ou muito fracas, e 90,8% considera que vão piorar, segundo um estudo do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica Lisbon School.

eco

Excesso de petróleo não dá tréguas. Crude tomba 17% até aos 10 dólares

O preço do “ouro negro” derrapa em Nova Iorque, não conseguindo resistir ao excesso de matéria-prima disponível no mercado face a uma procura está sob forte pressão.

Número de casos de Covid-19 aumenta 1,23%. Já morreram 948 pessoas

Até à meia noite, o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 24.322, enquanto o número de mortes provocadas pelo coronavírus aumentou para 948.

Portugal é o quarto país europeu com mais acidentes de trabalho fatais

Depois da Roménia, da Bulgária e da Áustria, é em Portugal que os trabalhadores são com maior frequência vítimas de acidentes de trabalho que resultam na sua morte.

ri.expresso

Marcelo: “O fim do estado de emergência não é o fim do surto”

“Não há facilitismos” nesta fase, diz o Presidente da República, que espera não ser necessário voltar a decretar estado de emergência. Mas, se tiver de ser, aprovará de novo, afirmou

ri.jornalnegocios

Retalho quer reabrir com horário reduzido e máscara

Associação do setor do retalho especializado defende reabertura de espaços com menos de 800 metros quadrados no início de maio. Estão a ser preparadas normas de certificação para lojas de roupa, calçado e móveis.

ri.lusa

Covid-19: Quase 40% dos pedidos de ‘lay-off’ foram rejeitados – ministra do Trabalho

Quase 40% dos mais de 62 mil pedidos de empresas de adesão ao ‘lay-off’ simplificado que entraram na Segurança Social até ao início do mês foram recusados, revelou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Wall Street sobe com otimismo em relação à reabertura da economia

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em alta no início da sessão, animada pelos planos de reabertura da economia em várias zonas dos Estados Unidos.

Covid-19: Não é justificável que foco na recuperação afete objetivos ‘verdes’ da UE – Governo

O Governo português considerou hoje como “injustificável” que a necessidade de recuperação económica na União Europeia (UE), devido à crise gerada pela covid-19, venha a afetar os objetivos ‘verdes’ dos 27, defendendo “investimentos sustentáveis” na área da energia.

Covid-19: Centros comerciais defendem abertura ao mesmo tempo que comércio de rua

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defendeu hoje que, no final do estado de emergência, previsto para início de maio, a reabertura de restaurantes, cabeleireiros, entre outros, deve aplicar-se também aos lojistas dos centros comerciais.

Youtube acolhe evento global de cinema a 29 de maio em parceria com maiores festivais

A plataforma digital Youtube vai acolher a 29 de maio um evento global de cinema, em parceria com vinte festivais, entre os quais os de Cannes, de Veneza, Locarno e de Macau, foi hoje anunciado.

jornaleconomico

Salários de mais de 30 milhões de europeus dependem de ajudas estatais

Número de trabalhadores abrangidos por medidas estatais – cerca de um quinto dos trabalhadores de Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido – já ultrapassa os 26 milhões de pedidos de desemprego registados nos Estados Unidos.

ri.portugalnews

Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2020

As candidaturas à décima quarta edição dos “European Enterprise Promotion Awards (EEPA)” já se encontram abertas, podendo candidatar-se projetos ou outras iniciativas em curso há pelo menos 15 meses. Projetos candidatos em edições anteriores também podem ser submetidos à presente edição, desde que apresentem resultados mais robustos, sendo que um projeto vencedor não se pode candidatar na mesma categoria.

EY Portugal lança conjunto de documentos sobre os impactos económicos da COVID-19

A EY Portugal, através da sua equipa de estratégia EY Parthenon, lança um conjunto de documentos de reflexão sobre os impactos económicos da COVID-19, denominados Cadernos de Notas.

“E-Commerce Day 2020”

O “E-Commerce Day Online Live Experience”, que se realiza no dia 29 de abril, é o principal evento de capacitação e networking destinado a todas as empresas interessadas em explorar os benefícios da economia digital no contexto da América Latina.

ri.publico

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa será festejado online

Mais de duas dezenas de personalidades lusófonas da política, das letras, da música ou do desporto vão juntar-se num evento virtual para comemorar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala a 5 de Maio.

ri.sol

CP vai suspender comboios de longo curso entre 1 e 3 de maio

Oferta de comboios urbanos e regionais vai manter-se.