A produtora sul-coreana de fibras estabeleceu uma parceria com um município para lançar uma nova fibra têxtil de poliamida fabricada a partir de redes de pesca abandonadas. A empresa assinou um memorando de entendimento com o governo da cidade sul-coreana de Busan e a Netspa, uma empresa voltada para atividades amigas do ambiente, para produzir têxteis ecológicos obtidos a partir da reciclagem de redes de pesca abandonadas.
A parceria foi firmada para reduzir a poluição dos ecossistemas marinhos e prevê que o município crie um sistema para a separação de redes de pesca abandonadas, enquanto a Netspa ficará responsável por lavar e processar as redes recolhidas, indica a Hyosung, que com essas redes irá produzir poliamida Mipan Regen Ocean. Desenvolvida pela Hyosung em 2007, esta fibra é uma versão de poliamida da fibra de poliéster reciclada Regen, que é fabricada a partir de garrafas PET transparentes.
O presidente do conselho de administração da Hyosung, Cho Hyun-joon, destaca que «a Hyosung tem vindo a desenvolver matérias-primas amigas do ambiente, incluindo poliéster, poliamida e elastano, com a sua própria tecnologia».
Impulso à reciclagem de poliéster
A empresa sul-coreana fez ainda uma parceria com a Autoridade Portuária de Yeosu Gwang e a marca de moda Pleatsmama para usar as garrafas de PET transparentes dos navios que entram e saem do porto para produzir a fibra Regen Ocean. A autoridade portuária irá fornecer sacos aos barcos que saem, para que possam separar as garrafas, e recolhê-los quando voltarem. A Pleatsmama vai produzir vestuário e sacos com a fibra reciclada da Hyosung.
A Hyosung está ainda a produzir sacos e vestuário amigo do ambiente com a fibra reciclada Regen em cooperação com a província autónoma Jeju-do e com a câmara municipal de Seul desde o ano passado. Os produtos têm-se revelado muito populares junto dos consumidores e a empresa planeia expandir o seu mercado em cooperação com os municípios de toda a Coreia do Sul.
«A Hyosung tem estado envolvida em vários projetos para proteger o ambiente. Vamos continuar a praticar uma gestão sustentável testando vários projetos para estabelecer um sistema para um ciclo virtuoso de recursos», garante Cho Hyun-joon.