Zara vai ter casa nova

A Inditex está a investir 238 milhões de euros em novas instalações em Arteixo para albergar as equipas de design e vendas da Zara. A construção do edifício com 170 mil metros quadrados, que terá preocupações com a sustentabilidade e a eficiência energética, deverá demorar cerca de dois anos.

[©Inditex]

De acordo com o comunicado da Inditex, o edifício, com linhas arquitetónicas simples e espaços amplos, «foi desenhado para reforçar as dinâmicas de trabalho horizontais entre designers, modelistas e profissionais de vendas, realçando a criatividade e articulação à volta da colaboração e comunicação abertas».

Com sete pisos, dois dos quais subterrâneos para estacionamento, o novo edifício da Zara, com a assinatura do gabinete de arquitetura Batleiroig, situa-se perto das operações da Zara.com e caracteriza-se ainda pela flexibilidade dos espaços de trabalho, que podem ser facilmente reconfigurados consoante as necessidades.

[©Inditex]
«O edifício será adequado a um sistema de gestão de instalações de nova geração para assegurar que os seus vários elementos operam com uma eficiência harmoniosa em todos os momentos, adaptando-se continuamente às temperaturas interiores e exteriores e à qualidade do ar», revela a Inditex, afirmando que as credenciais sustentáveis são igualmente reforçadas no processo construtivo, graças à utilização de materiais reciclados. Além disso, «as proporções e dimensões deste enorme edifício dão-lhe um “coeficiente de forma” que, juntamente com as suas fachadas e telhado altamente isolados, reduzem o consumo de energia e facilitam a autossuficiência energética, graças à energia produzida por três novas turbinas eólicas localizadas no Porto Exterior da Coruña», acrescenta.

Os arranjos exteriores preveem dois grandes espaços abertos ligados à praça do edifício já existente da Zara.com, com o objetivo de promover «a saúde e bem-estar dos utilizadores, mantendo a estratégia iniciada em 2018 na sede da Inditex de melhorar e integrar os espaços exteriores do complexo [de edifícios]», salienta a Inditex.

[©Inditex]