YKK tinge fechos com óleo vegetal reciclado

Fazendo uso da tecnologia desenvolvida pela italiana ERCA, a YKK vai aplicar químicos auxiliares feitos a partir de óleo vegetal descartado no tingimento dos seus fechos, numa parceria que inclui igualmente a Patagonia.

[©C.L.A.S.S.]

A gama de químicos Revecol da ERCA, usada em agentes de fixação e dispersão, será agora usada pela YKK nos seus processos de tingimento em fábricas no Vietname. A tecnologia transforma resíduos comuns, como óleo vegetal usado na cozinha, em químicos têxteis seguros e com elevada performance.

A gama Revecol chamou a atenção da Patagonia, que abordou a YKK com a tecnologia da ERCA. «Vimos uma oportunidade para criar uma parceria com uma empresa inovadora, a ERCA, que estava a alargar as barreiras da sustentabilidade, e juntá-la com uma das nossas parceiras, a YKK, que consistentemente entrega produtos e serviços de qualidade. Acabou por ser a equipa de sonho», considera Matt Swartz, diretor de qualidade de materiais e cor na Patagonia.

«Depois de uma grande ponderação, pensamos a nossa abordagem e conversão à Revecol para ter um enorme impacto desde o início. O verdadeiro sucesso é ver isto ir além dos produtos da Patagonia e disseminá-lo por parceiros da cadeia de valor, marcas e consumidores», acrescenta.

A Revecol tem uma pegada de carbono 72% mais baixa do que os químicos auxiliares convencionais produzidos pela ERCA, que é a primeira empresa do mundo, segundo o comunicado, a ter produtos químicos com certificação Global Recycled Standard (GRS), a que se junta, para esta gama, as certificações ZDHC e bluesign.

«Um dos feitos mais compensadores é não só ver que a Revecol pode realmente fazer a diferença, mas também perceber que empresas líderes estão a juntar-se a nós para utilizá-la em produtos que transmitem a mensagem da sustentabilidade ao consumidor final», considera Fabio Locatelli, diretor da unidade de negócio de químicos especiais para têxteis da ERCA.

«Estamos muito contentes por fazer parte desta colaboração a três, exemplificando como um verdadeiro upcycling a uma escala de produção em massa é possível no centro da produção de vestuário. Estamos desejosos pela expansão da Revecol a toda a indústria têxtil», conclui Mike Maekawa, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da YKK Vietnam.

[©C.L.A.S.S.]