Visitantes internacionais mais do que duplicaram na IFCO

A feira turca acolheu mais de 20 mil compradores de 125 países, com o número de estrangeiros a aumentar 140% face a agosto do ano passado, numa altura em que o país espera alcançar os 40 mil milhões de dólares em exportações.

[©IFCO]

Na quarta edição, que decorreu de 9 a 11 de agosto, a IFCO – Istanbul Fashion Connection cresceu tanto em expositores – mais de 400 marcas de moda de homem, senhora, criança, sportswear, denim, couro e peles reunidos em 35 mil metros quadrados –, como em visitantes, que face à edição homóloga do ano passado somaram mais 30% no total, superando os 20.000. O número de compradores internacionais subiu mais de 140%, para 5.600.

Os visitantes da Ásia e do Médio Oriente aumentaram em 33%, os da Europa 17%, os de África 11% e os das Américas 6%, detalha a organização, a cargo da ITKIB Fairs, subsidiária da Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (İHKİB).

«A IFCO tornou-se na marca com mais estilo na Turquia, rapidamente encontrou o seu lugar no calendário dos grupos internacionais de compras e, enquanto maior feira de moda e vestuário da Europa, reúne marcas, designers, empresas orientadas para a exportação e compradores de todo o mundo», realça Mustafa Pasahan, vice-presidente da İHKİB). «Estamos no caminho certo para estabelecermos Istambul como um centro internacional de moda com a IFCO», acredita.

[©IFCO]
Os expositores manifestaram-se igualmente satisfeitos com os resultados desta edição. «A feira correu muito bem para nós. Recentemente participámos numa feira em Inglaterra, mas não recebemos um interesse tão grande como aqui. A IFCO é muito melhor nesse sentido. Reunimos com muitos clientes internacionais», indica Ahmet Emin Taştan, responsável de vendas da produtora de vestuário de senhora Quzu.

«A IFCO tornou-se na imagem dos sectores turcos de pronto-a-vestir e de moda de designer para o mundo. Para além de visitantes da Europa, EUA e Médio Oriente, vimos nesta edição que os países africanos também estiveram representados», destaca Nejla Güvenç, designer de vestuário de senhora.

[©IFCO]
A feira promoveu também encontros com compradores de marcas e retalhistas internacionais como a Inditex, Walmart e Sainsbury’s e incluiu um programa de seminários e desfiles de moda.

Com data marcada para a próxima edição, que se realizará de 7 a 10 de fevereiro de 2024, a IFCO conta acolher, nessa altura, mais de 600 empresas, incluindo um número superior de expositores internacionais, «aos quais a IFCO dá o impulso ideal para os mercados europeus e asiático», realça a organização.

A feira deverá igualmente contribuir para que o país atinja o objetivo traçado pela İHKİB de, nos próximos anos, chegar a 40 mil milhões de dólares (cerca de 37,3 mil milhões de euros) de exportações de vestuário, num desígnio que tem como alavancas prazos de entrega curtos, especialmente para a UE, elevada qualidade de produção, mão de obra jovem e qualificada, facilidade de fazer pequenas séries e uma indústria têxtil e vestuário vertical. «Grandes investimentos no desenvolvimento de uma produção sustentável e na economia circular no vestuário continuam a dar uma posição competitiva à Turquia», resume a organização da IFCO.