Vintage For a Cause põe avós na passerelle

From Granny to Trendy é o nome da iniciativa promovida pela marca de economia circular, cujo desfile final terá lugar no próximo dia 5 de junho. Nesta edição, junta cerca de 120 mulheres com mais de 50 anos, que transformaram roupa que já tinham no armário e vão agora mostrá-las num desfile de moda.

[©Vintage For a Cause]

Agendado para o Dia do Ambiente, 5 de junho, às 19h, o desfile, que terá como cenário o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, é o culminar de um programa de capacitação e empoderamento feminino que decorreu nos últimos meses em Elvas, Esposende, Gondomar e no Porto com o objetivo de «promover novas competências, preservar o meio ambiente e incentivar a partilha de experiências e conhecimentos, num modelo de intervenção que promove a inclusão social de forma criativa», explica a marca em comunicado.

«Para nós, a idade é um trunfo. Identificamos uma lacuna nas atividades ocupacionais oferecidas às mulheres com mais de 50 anos (que não se sentem enquadradas nas respostas tradicionais) e criamos este projeto para elas, para que se possam encontrar numa oficina de costura, para que conversem, criem e aprendam umas com as outras», explica Helena Antónia Silva, fundadora da Vintage For a Cause. «Este programa é muito mais do que uma simples formação de costura, pode transformar vidas e mentalidades através da transformação de roupa usada», acrescenta.

[©Vintage For a Cause]
O programa From Granny to Trendy desenvolve-se ao longo de várias fases, sendo a primeira um conjunto de workshops facilitados por designers e profissionais de moda que juntamente com as participantes transformam peças antigas das próprias em novas peças.

Os workshops funcionam em parceria com os respetivos municípios, sendo que além de Portugal, a Vintage For a Cause iniciou ainda um projeto-piloto além-fronteiras, em Zaragoza, Espanha, no âmbito de um consórcio Erasmus+ com a ONG Isabel Martin e a escola de ensino superior em Design Hacer Creativo.

[©Vintage For a Cause]

Num segundo momento existe uma sessão fotográfica, em que as peças são apresentadas por cada uma das envolvidas, e, por último, realiza-se um desfile de moda contra o desperdício.

No final do programa, refere a marca, as participantes – que nesta edição são 120 – «passam a integrar ativamente a comunidade local, quer pertencendo à bolsa de costureiras independentes remuneradas que asseguram a produção de roupa no modelo de upcycling da Vintage For a Cause, quer integrando a bolsa de monitoras voluntárias que dinamizam os clubes de costura onde decorre o programa. Existe ainda a possibilidade de continuarem a frequentar workshops focados na temática da reutilização de roupa usada, participando ativamente no desenvolvimento da iniciativa e contribuindo assim para a valorização da costura e de novas formas de trabalho, maior justiça social e climática».