Disponível no website da marca, em regime de pré-venda, a partir de 29 de outubro, a parceria com a Tintex «resulta num passo importante para a Vintage For a Cause que consegue assim garantir maior estabilidade de produção, ao mesmo tempo que mantém os seus princípios ligados ao conceito upcycling e pequena escala», explica a marca em comunicado.
Esta aposta de «reutilização de materiais certificados não só aumenta a qualidade do produto como importa ganhos significativos ao nível de poupança de recursos naturais, oferecendo ainda maior transparência quanto à sua origem», afirma.
Para Helena Antónia, as novas propostas são «uma melhoria duma edição lançada em 2018, que não foi possível desenvolver o suficiente na altura, devido às limitações inerentes à utilização de stock, agora ultrapassadas por termos um fornecedor mais estável como a Tintex».
«Esta parceria e o modelo de cocriação são um exemplo do tipo de sinergias que podem aumentar taxa de circularidade na indústria da moda. A economia circular passa muito por redesenhar modelos de negócio e as relações entre diferentes stakeholders da cadeia de valor», acrescenta a fundadora da Vintage For a Cause.
Transparência e sustentabilidade
Mais do que comunicar a coleção, a marca pretende passar uma mensagem de sensibilização para a importância da produção e consumo sustentável, colocando a tónica na relevância da colaboração. Para isso, convidou diversos comunicadores com perfil mais interventivo, numa estratégia de cocriação que irá ser revelada aos poucos nas redes sociais da marca.
A Tintex, cujo mais recente investimento foi a nova casa da Hata, é fornecedora de prestigiadas marcas internacionais, mantendo-se atenta também ao design nacional, através do apoio regular a jovens designers e start-ups. «Não é por isso de estranhar esta parceria, que permitirá garantir maior qualidade e alcance a esta coleção. Uma vez que ambas as marcas se distinguem pela transparência e pela sustentabilidade, toda a estratégia de comunicação da marca será pautada por esses valores e informará os consumidores sobre os custos e impacto ambiental da coleção», salienta a Vintage for a Cause no comunicado.
A marca de moda, que cria edições limitadas de peças exclusivas de estética urbana e design intemporal, incorpora no seu ADN a sustentabilidade ambiental, que lhe valeu já o prémio Terre des Femmes 2020 e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Para além desta vertente ecológica, a Vintage for a Cause tem também como missão fomentar a inclusão social, recorrendo ao trabalho de mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa.
