A Vans, que promove a autoexpressão criativa na cultura jovem a partir de desportos de ação, arte, música e cultura de rua, reconheceu o movimento Pride como um momento global inspirador que celebra o espírito e as identidades impulsionadoras da comunidade LGBTQ+.
Com o objetivo de amplificar a mensagem criativa de igualdade, a marca estabeleceu uma parceria com o “Where Love is Illegal”, um projeto da Witness Change, que procura usar histórias para ligar pessoas, transformar opiniões e mudar políticas com testemunhos pessoais de sobrevivência da comunidade. A colaboração consiste na criação de 45 montras por toda a Europa com testemunhos da organização, recorrendo ao talento de artistas locais.
Joana Estrela, artista e ilustradora, e Taylor Catclaw, artista tatudador, foram os criativos escolhidos pela Vans, em Portugal, para expressarem a mensagem nas montras dos espaços físicos. Joana Estrela foi responsável pela montra da loja Vans Vasco da Gama, situada no segundo piso do centro comercial de Lisboa, e Taylor Catclaw teve a cargo a montra da Vans Rua Augusta.
Já o artista tatuador, que bebeu inspiração na diversidade e na união, sente que é importante aproveitar a plataforma e a respetiva visibilidade para «criar awareness, normalizar o não binarismo e a não heteronormatividade».
A montagem das montras foi realizada ano passado dia 17 de maio e estará patente até ao final de junho, juntamente com uma biografia dos artistas.
A coleção Pride, alusiva à iniciativa, está já disponível em loja e expande-se do vestuário e do calçado aos acessórios. A linha, que apoia uma sociedade mais igualitária e inclusiva, encontra-se também à venda em retalhistas selecionadas e, no canal online, em vans.pt e em betrendstore.pt.