O coração de Lisboa tem agora uma loja com uma montra sustentável criada pela artista Pitanga. Guiada pelos sentidos e inspirada por uma incessante procura de alternativas para exprimir os seus sentimentos, Joana Rodrigues, de nome artístico Pitanga, deu vida ao número 254 da rua Augusta em Lisboa, mais conhecida por Vans Rua Augusta.
Com um trabalho que pretende convidar o público à reflexão e à integração, sugerindo uma perceção de unidade, Pitanga aceitou o desafio lançado pela Vans, inerente a esta quadra natalicia, que disponibilizou uma das suas montras para promover «o que melhor se faz em Portugal ao nível da expressão criativa».
Ao compor a montra de arte, a artista convida o público a mergulhar no seu imaginário de cores «vívidas» e personagens «apaixonantes». «Aceitei este desafio da Vans com bastante entusiasmo por ser uma marca a quem me ligo bastante, principalmente pelos valores que nos passam. A minha proposta criativa assenta na mensagem de união, amor e compaixão, que gostava de espalhar por todas as culturas e espaços”», explica Pitanga.
Inspirar e promover
O projeto estará até ao final do ano em exposição na loja que, na montra, disponibiliza um QR Code onde as pessoas podem aceder à biografia da artista, que participa regularmente em festivais de street-art, exposições individuais e coletivas e também noutros eventos criativos.
O projeto criativo da marca, que conta com mais de dois mil pontos de venda em todo o mundo, vai replicar-se noutras lojas Vans em vários países europeus para apoiar os artistas locais, já que a marca promove a autoexpressão criativa na cultura jovem através de desportos de ação, arte, música e cultura de rua.