UModa traz nova Era

Na sua oitava edição, o evento de apresentação das coleções dos finalistas de design e marketing de moda da Universidade do Minho assume como tema Era e alia-se ao projeto internacional Fashion Alive, centrado na sustentabilidade na indústria da moda.

[©UModa]

Agendado para o próximo dia 2 de junho, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães, o UModa regressa para mostrar as criações dos finalistas da licenciatura em design e marketing de moda. Depois de Phygital, em 2022, desta vez o conceito é Era.

«Era remete a dois significados que englobam todos os temas das coleções a apresentar nesta edição do UModa entrelaçada pelo tema “Powered By Change”. O primeiro provém do uso da palavra com o significado de “época”, “fase” ou “ciclo” onde são representadas todas as fases de um ciclo e onde se valoriza um novo começo. As coleções tratam de temas voltados para a natureza, o ser humano e transformações com o passar do tempo, e a existência dos ciclos está presente em todos estes tópicos, incluindo na circularidade das peças de vestuário, em que um simples fio de tecido pode ter milhares de vidas», explica a organização na página de Instagram do evento.

[©UModa]
«O segundo significado é o do verbo “ser” no passado, sobre o que era e não é mais, uma questão retratada nas temáticas de mudanças no corpo e da ressignificação de peças que caíram em desuso, representando o fim de um ciclo e um novo começo, uma nova era e o conjunto de possibilidades revolucionárias que esta trará.

[©UModa]
As coleções que serão apresentadas inspiram-se em diferentes interpretações do conceito de mudança, tendo sido aplicadas a vários segmentos de moda, do casual e urbanwear, ao vestuário de festa e conceptual, e recorrendo a «técnicas de upcycling para enquadrar no segmento conceptual da coleção». As paletas de cor são «naturalistas» e os materiais são diversificados «para representar formas orgânicas e remetentes ao ser humano e ao seu estilo de vida».

De acordo com a organização, a cargo dos alunos do primeiro ano do mestrado em design de comunicação de moda, com coordenação dos professores Inês do Amaral e André Catarino, «as coleções desta edição visam comunicar a perspetiva de mudança dos designers, numa era que nos foi não só imposta como necessária».

[©UModa]
O conceito de algumas das coleções foi já desvendado na página do Instagram da Umoda, como é o caso de Tabula Rasa, que «retrata um mundo em transição sob um olhar esperançoso e ativista», integrando coordenados pensados para os segmentos casual, urbanwear, cocktail e conceptual upcycling, e It’s okay not be okay, que com 25 coordenados, «evoca e encoraja os gritos de ajuda que suprimimos para dentro, uma alegoria à saúde mental tão querida para e por todos nós».

Coleções para conhecer no evento, que tem entrada gratuita, mas sujeita a convite, que pode ser solicitado através do e-mail umoda@eng.uminho.pt.