Uma mão cheia de portugueses na Pitti Uomo

A reputada feira italiana dedicada ao universo da moda masculina abriu hoje portas, com um total de 825 marcas internacionais. De Portugal, estão presentes cinco expositores, do beachwear às gravatas, passando pelas meias, o vestuário casual e o calçado.

DCK Boardshorts [©DCK Boardshorts]

A Pitti Uomo decorre até à próxima sexta-feira, 16 de junho, em Florença, antecipando a presença de milhares de visitantes, em busca das mais recentes tendências na moda masculina.

«As pessoas querem regressar a Florença e encontrar-se. Foi isso que percebemos durante os meses que estivemos a trabalhar nesta nova edição da Pitti Uomo. O nosso evento é sempre muito atrativo, mesmo numa altura que definitivamente não é fácil para a indústria da moda. E é sempre escolhido e premiado como um evento a não perder para quem quer ser reconhecido e encontrar os seus clientes internacionais», destaca Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine, que organiza o certame.

[©Pitti Immagine Uomo]
A Pitti Uomo acolhe, nesta 104.ª edição, 825 marcas, das quais cinco são portuguesas. DCK Boardshorts, Sock Affairs e Vandoma estão em Itália com o apoio do projeto 100%ModaPortugal, tendo a companhia, em participações individuais, da La Paz e da Ambitious.

«A Pitti Uomo é a feira que melhor funciona para a marca no nosso tipo de produto», garante Ana Lisa Sousa, sócia-gerente da António Manuel de Sousa, que detém a marca de acessórios de pescoço Vandoma. Uma área que tem vindo a ressurgir, acredita. «Sempre defendi que a gravata não estava na moda. Agora defendo o contrário, que a gravata começa a estar na moda. Começo a ver, nas camadas mais jovens, que eles começam a gostar de usar fato e gravata, se calhar pelos pais terem deixado de usar. Fazem questão de irem aos bailes e às formaturas de fato e gravata. Acho que isso é um indicador», afirma.

DCK Boardshorts [©DCK Boardshorts]
A DCK Boardshorts está a mostrar as suas propostas de calções de praia, produzidos em Portugal, enquanto a Sock Affairs revela uma variedade de propostas de meias que colocam a arte, a música, os jogos e os veículos motorizados nos pés.

No caso da La Paz, a marca segue fiel ao seu espírito, inspirado pelo mar, e a Ambitious revela “Step Out”, a coleção para a primavera-verão 2024, onde a marca de calçado reinventa os estilos básicos, combinando versatilidade e funcionalidade com elementos vintage e influências “resort” de diferentes eras e subculturas, revela em comunicado. «É uma coleção há muito desejada pela Ambitious, que celebra a liberdade criativa e de expressão e onde a multifuncionalidade, versatilidade e conforto orientam o design, e a circularidade permanece um pilar fundamental da estrutura proposta», resume a Ambitious.

Durante estes quatro dias de Pitti Uomo, são esperados compradores de grandes armazéns, lojas independentes e retalhistas online de todo o mundo, com a organização a apontar como presenças confirmadas representantes da Bloomingdale’s, Bergdorf & Goodman, Dover Street Market Ginza, El Corte Inglés, Galeries Lafayette, Harvey Nichols, Isetan Mitsukoshi, Lane Crawford, Neiman Marcus, Printemps, Rosa & Teixeira e Saks Fifth Avenue.

Ambitious [©Ambitious]