UE financia reciclagem a grande escala

O programa europeu Life atribuiu uma verba de 10 milhões de euros para a expansão da tecnologia OnceMore, um sistema de reciclagem à escala industrial de têxteis com misturas de fibras desenvolvido pela Södra e pela Lenzing.

[©Södra Skogsägarna]

O projeto Life Treats (Reciclagem Têxtil na Europa em Escala) irá permitir a ampliação do processo OnceMore na fábrica da Södra em Mörrum, na Suécia, assim como o desenvolvimento de processos conjuntos.

A fábrica vai produzir fibras com 50% de conteúdo reciclado e 50% de madeira renovável de silvicultura familiar sustentável na Suécia e será capaz de processar anualmente, a partir de 2027, 50.000 toneladas de resíduos têxteis misturados pós-consumo, contendo diferentes cores e fibras, para produzir 60.000 toneladas por ano de pasta têxtil. A polpa OnceMore será então usada para várias finalidades, incluindo como matéria-prima para a produção de Tencel da Lenzing com a utilização da tecnologia Refibra.

A solução irá permitir integrar uma grande variedade de têxteis tingidos pós-consumo que contenham misturas de algodão, poliéster e outras fibras, incluindo elastano. O projeto terá início no terceiro trimestre de 2023 e terá duração de quatro anos.

O programa europeu Life é administrado pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

O projeto deverá dar um contributo significativo para o Plano de Ação de Economia Circular da UE, desviando grandes volumes de resíduos têxteis com misturas de fibras e diferentes cores da reciclagem para produtos de menor valor, de aterros ou incineração.

Åsa Degerman e Sonya Zak[©Martin Olofsson (Södra)]
«Com a ajuda deste financiamento significativo, a Södra e a Lenzing estão prontas para fornecer uma das principais soluções em termos de reciclagem química e se tornarem facilitadoras da economia têxtil circular», destaca Åsa Degerman, gestora da OnceMore by Södra. «Embora existam sistemas altamente desenvolvidos para a recolha e seleção de têxteis usados ​​na Europa, estão essencialmente dedicados ao negócio da venda em segunda-mão. A legislação futura, como a Diretiva-Quadro dos Resíduos da UE, a responsabilidade alargada do produtor, o declínio nos mercados de exportação de segunda-mão e uma redução observada na qualidade dos têxteis recolhidos apontam para mudanças significativas no ambiente de manuseio de resíduos têxteis», acrescenta.

«Sendo o primeiro projeto deste tipo em grande escala, o Life Treats abrirá novas oportunidades de negócios circulares e aumentará a proporção de fibras recicladas usadas em vestuário novo», sublinha Sonja Zak, diretora de sourcing têxtil e parcerias do grupo Lenzing. «Lidar com o problema dos resíduos têxteis exige uma abordagem sistemática juntamente com soluções tecnológicas à escala industrial. O projeto Life Treats está, como tal, a criar uma abordagem integrada para permitir uma mudança real. O aprovisionamento irá concentrar-se apenas em têxteis que não podem ser reutilizados de nenhuma outra maneira, para dar aos valiosos recursos de fibra uma segunda vida de alta qualidade e evitar o downcycling, o aterro ou a incineração», conclui.

[©Södra Skogsägarna]