UBI forma profissionais em moda sustentável

A segunda edição da licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável da Universidade da Beira Interior abriu vagas para formar profissionais especializados no desenvolvimento de produtos sustentáveis e circulares. Os alunos da primeira edição fizeram estágios de verão na Twintex.

A licenciatura, explica a instituição de ensino, «combina o vasto conhecimento científico e tecnológico existente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI com as preocupações relacionadas com a preservação do meio ambiente».

Este primeiro ciclo de estudos está disponível para os candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujas candidaturas à 1.ª fase têm início hoje e terminam a 7 de agosto.

«Propõe-se dar resposta às necessidades atuais das empresas da ITV através da formação de profissionais, técnicos altamente qualificados, capazes de dialogarem com os designers, os comerciais e os elementos das secções produtivas. Os diplomados terão competências para projeto e desenvolvimento de produtos de moda (tecidos, malhas e vestuário), incorporando os princípios da sustentabilidade e da economia circular, assente no conhecimento alargado das matérias-primas, dos produtos e de todas as fases do processo produtivo», sublinha a UBI.

«É também um objetivo a aquisição de competências para a gestão integrada do planeamento, produção e qualidade, para a criação e desenvolvimento do gabinete de sustentabilidade, para a potenciação da atividade técnico-comercial e de sourcing de produto e produção de marcas nacionais e internacionais», acrescenta a instituição de ensino superior na descrição da licenciatura.

A licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável pretende dar resposta, em termos formativos, aos requisitos que a legislação europeia irá impor, que por sua vez irá levar as empresas da indústria têxtil e vestuário a contratar profissionais com conhecimentos adequados na área da sustentabilidade.

Por isso mesmo, a procura por especialistas neste domínio deverá continuar a aumentar. «A procura de soluções para as preocupações ambientais é um percurso irreversível. As empresas mais competitivas estão já a trabalhar e a traçar estratégias nesta área, criando departamentos para a sustentabilidade e circularidade. A oferta de emprego a nível europeu aumentou substancialmente nesta matéria, para todas as áreas, e está também a aumentar em Portugal», salienta a UBI.

A Universidade da Beira Interior abriu a primeira edição desta licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável no ano passado e os estudantes da primeira edição realizaram um estágio de verão em contexto empresarial na Twintex. Segundo Bruno Mineiro, CEO da empresa, esta formação é importante para as empresas industriais, as marcas, os retalhistas e os serviços complementares do ecossistema da moda, para dar resposta às necessidades urgentes de profissionais nesta área.

«As alunas aprenderam em contexto real os diversos processos produtivos da indústria têxtil e de vestuário, interessaram-se e colheram conhecimento nas diversas áreas inerentes à confeção com o acompanhamento de todos os postos de trabalho», revela a empresa nas suas redes sociais.