O vídeo está disponível no YouTube e pode ser visto num normal computador ou smartphone, podendo ser manipulado pelo espetador, mas é com recurso aos Oculus GO que verdadeiramente ganha vida, permitindo ao utilizador ver em 360º as diferentes áreas da confeção como se realmente estivesse lá, no meio da ação, seja ela uma reunião de produção, onde parece ter um lugar à mesa, seja junto das máquinas de costura ou do sector dos acabamentos até à embalagem para expedição ou centro logístico. Ao longo do vídeo, a narradora explica cada um dos processos, garantindo a informação necessária para a compreensão do que se está a ver.
Embora o toque e o contacto pessoal continuem a faltar, a experiência permite uma visão muito realista do que se passa dentro das portas da Twintex.
A visita virtual é mais uma resposta da empresa «à situação pandémica que o sector têxtil e de confeção tem vindo a ultrapassar e à necessidade de adaptação às circunstâncias atuais», explica em comunicado. Ao mesmo tempo, «reforça a sua transparência e aproximação com os clientes e com a comunidade onde se insere», destaca.
«Na Twintex acreditamos que o que inicialmente eram adaptações ao método de trabalho são agora tendências que vão permanecer e desenvolver-se cada vez mais no futuro e, por isso, temos que continuar a implementar novas ferramentas com o objetivo de acompanharmos as alterações de mercado, as necessidades dos clientes e da nossa comunidade», afirma Liliana Torres, coordenadora de relações públicas, sustentabilidade e CSR da empresa.
Tendo renovado recentemente o estatuto de PME Líder e o estatuto de interesse estratégico, a Twintex, que exporta 100% da sua produção, sentiu uma quebra de negócios superior a 20%, mas mantém-se confiante para o futuro. «Temos um portefólio de clientes muito forte e temos consciência de que o seu potencial em breve brilhará», assumiu o CEO Bruno Mineiro, ao Jornal Têxtil. «Como por natureza somos otimistas, o que desejamos é chegar ao fim do ano com conforto para que 2022 seja já um ano vivido como uma retoma», resumiu.