Tranoï dinamiza design em Paris com parceria

A nova subsidiária da GL events Exhibitions, a Tranoï, é agora parceira, juntamente com a Première Vision, da Paris Fashion Week. O objetivo desta colaboração é reforçar o papel da cidade francesa enquanto capital mundial de moda, criando também sinergias que apoiem o design local e internacional, através do seu desenvolvimento e influência.

[©Tranoï]

A parceria dedicada ao design local assenta em três eixos principais, entre os quais constam a afiliação, promoção e a digitalização.

O evento, que apoia o trabalho dos designers emergentes no Palais de Tokyo realizar-se-á quatro vezes por ano, reunindo os criativos emergentes com curadoria das equipas da Tranoï e da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM). Os designers que participarem no evento devem demonstrar um processo criativo forte e original, uma vez que os escolhidos vão poder beneficiar dos serviços de exposição que os poderão ligar a compradores e a uma rede de multimarcas francesa ou internacional. Deste modo, o novo conceito irá reforçar o programa da Paris Fashion Week (PFW).

«Esta parceria ilustra o fortalecimento dos laços entre os diferentes membros do nosso ecossistema para assegurar o papel de Paris como a capital mundial da moda. Estamos muito satisfeitos por consolidar a nossa relação com a Première Vision, através desta perspetiva global da moda criativa. Com este projeto, juntos, apoiamos o crescimento do negócio de marcas criativas em maior escala. Escolhemos o Palais de Tokyo, um espaço emblemático da arte contemporânea para melhor apresentar esta parceria única e inovadora», explica Pascal Morand, presidente-executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, em comunicado.

A área de receção centralizada no Palais vai permitir que os profissionais e o público em geral consigam movimentar-se facilmente do showroom da Paris Fashion Week para a Tranoï, que se juntou à Première Vision não só para ajudar os designers mas também para aumentar a visibilidade da semana de moda aos olhos do público internacional, uma vez que uma comunicação mútua fortalecerá os resultados.

Para atingir uma audiência mais ampla, o uso das ferramentas digitais continuará a ser uma prática corrente, tendo em conta que a aplicação deste tipo de formato desde o início da pandemia se revelou «um sucesso», conectando marcas e compradores e, sobretudo, vendendo coleções. As iniciativas online serão melhoradas nas próximas semanas com o objetivo de providenciar aos visitantes uma «experiência excecional».

«Estou encantado pela Tranoï ter aderido agora à parceria da Première Vision e da FHCM, que começou há três anos. Assim que assumimos esta marca maravilhosa no verão de 2020, sentimos que novas, mais maduras e relações pró-mercado devem ser estabelecidas entre as exposições dos designers e as respetivas semanas de moda. Esta aliança representa um pilar importante para destacar a atratividade de Paris para os grandes eventos de moda», afirma Philippe Pasquet, CEO da GL events Exhibitions.

Visão comum

Para Boris Provost, diretor-geral da Tranoï, a parceria celebra uma visão ambiciosa comum a todas as entidades relativamente ao mundo da moda.

«Esta parceria é uma oportunidade maravilhosa para os designers internacionais e para todo o sector. A experiência complementar da Tranoï e da FHCM permite-nos apresentar uma nova forma de ver a moda, única, coerente e poderosa. Além disso, este esforço combinado fortalece a posição de liderança de Paris como a capital da moda», resume.

A Tranoï juntou-se ao Grupo GL events, já detentor de 49% do grupo Première Vision, a 31 de julho de 2020.

[©Tranoï]