A parceria junta o que a Torres Nova, em comunicado, chama de «o melhor dos dois mundos», referindo-se às «suaves toalhas de bebé em algodão 100% orgânico da Torres Novas e os históricos e amorosos bordados da Bordal», uma empresa fundada em 1962 que se afirma como uma das principais produtoras e exportadoras do bordado da Madeira.
As toalhas, em algodão orgânico com 600 g/m², estão disponíveis em seis modelos com desenhos exclusivos bordados à mão em tecido de favo na Madeira. Os bordados são aplicados no capuz: bolinhas cor-de-rosa, bolinhas azuis, flores cor-de-rosa, flores azuis, flores coloridas e flores naturais.
As toalhas foram apresentadas pela Torres Novas em primeira-mão na feira internacional de decoração Maison & Objet, que teve lugar em Paris entre 19 e 23 de janeiro.
Estas toalhas são feitas por encomenda, sendo confecionadas pela Torres Novas e embelezadas pelas bordadeiras da Bordal, na Madeira, apresentam preços de venda ao público entre os 60 e os 65 euros.
A empresa, que tem um portefólio com cerca de 40.000 desenhos, especializou-se nos segmentos de mesa, cama e bebé, para os quais utiliza os melhores linhos e algodões, tendo um rigoroso controlo de qualidade. Em 2013, a Bordal criou o Roteiro Histórico do bordado Madeira, no qual proporciona uma visita às várias fases do bordado.
Já a Torres Novas assume-se como a marca de toalhas mais antiga de Portugal, desde 1845. Após algumas dificuldades, a marca renasceu em 2020 com o apoio do antigo administrador da Companhia de Torres Novas, Adolfo de Lima Mayer, posicionando-se num segmento premium. Os produtos são fabricados em parceiros no norte de Portugal, focando-se em fibras de qualidade e design.
A Torres Novas tem procurado responder às necessidades do consumidor atual, tendo, para isso, vindo a alargar a sua oferta de produtos, explorando novos segmentos de têxteis banho e têxteis-lar, como toalhas de praia e roupões de banho. Mais recentemente, lançou uma iniciativa de recolha de toalhas usadas para lhes dar uma segunda vida.