To Be Green e MO lançam projeto de moda circular

A iniciativa, incluída do âmbito do be@t, vai recolher peças de vestuário não usadas em 13 lojas da MO para lhes dar uma nova vida, através da reparação ou da reciclagem.

[©Be@at]

A iniciativa, batizada Faça a Moda Circular, arrancou na semana passada em 13 lojas da MO – em Alverca, Arrábida, Barcelos, Braga, Cascais, Famalicão, Guimarães, Lousada, Maia, Ponte de Lima, Póvoa de Varzim, Seixal e Vila Real. O objetivo é «recolher peças de vestuário fora de uso para lhes conferir uma segunda vida, através da reparação ou reciclagem, integrando-as de volta ao mercado. Este esforço reforça a visão da MO de criar um circuito de moda mais responsável», revela a marca da Zeitreel em comunicado.

O vestuário entregue pode ser de diversas marcas e as peças serão «cuidadosamente recolhidas e submetidas a um processo de seleção: aquelas que forem passíveis de reparação serão restauradas e reintegradas no mercado, enquanto as restantes serão recicladas, transformando-se em novos produtos ou matérias-primas».

A MO sublinha que «esta dupla estratégia permite não apenas dar uma segunda vida à roupa, mas também reduzir significativamente o desperdício têxtil».

[©Be@at]
A iniciativa, que se integra no projeto be@t, desenvolvido com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), poderá posteriormente expandir-se e chegar a mais pontos de venda. «Estas lojas piloto assinalam o início desta ação, prevendo a marca, em função dos resultados deste piloto, adotar o projeto pelas restantes lojas MO a médio prazo, ampliando assim o impacto positivo e o alcance da iniciativa», indica a MO.

«Com a ajuda dos nossos parceiros, be@t – Bioeconomy at Textiles e MO, atribuímos valor às peças em fim de vida, transformando-as e evitando o desperdício têxtil. Por uma economia circular e um mundo mais sustentável», descreve, por seu lado, a To Be Green nas suas redes sociais.

A MO sublinha que «com esta iniciativa, a marca não só reforça o seu papel ativo na redução do impacto ambiental, mas também facilita aos seus clientes a oportunidade de contribuir para um futuro mais verde».

A marca da Zeitreel publicou ainda uma página online dedicada à sustentabilidade, onde estão disponíveis as diferentes iniciativas da MO neste domínio.