Tissu Premier, um salão de soluções

Criado para a distribuição organizada, o salão internacional de tecidos para confecçãoTissu Premier, acompanhou a sua evolução. A distribuição organizada revelou-se em 2003, conquistando segmentos importantes do mercado do comércio tradicional, através das performances das cadeias de lojas, empresas de venda à distância, grandes superfícies especializadas e hipermercados.
A próxima edição apresenta novas datas, ocorrendo de 28 a 29 de Janeiro, com um melhor posicionamento no calendário dos salões de tecidos e logo a seguir aos salões de moda de Paris. Dos 342 expositores inscritos, 36 são novos expositores, 42% são franceses, 42% provêm de outros países da Europa e 16 % de fora da Europa. O salão Tissu Premier é um reflexo da atitude pró-activa da ITV europeia, que tem encontrado formas de resistir à deslocação dos centros de negócio do sector para a Ásia. Neste contexto, os expositores estão presentes não apenas como fabricantes de tecidos, mas desenvolvendo vários serviços complementares, no sentido de fidelizarem os clientes actuais e seduzirem novos potenciais clientes. Assim, oferecem soluções globais, apostando no controle qualidade dos tecidos, no enobrecimento e nos acabamentos, melhorando o conhecimento da fileira têxtil, o que lhes permite dar boas recomendações aos parceiros, como acabadores e confeccionadores. Também investem na criação permanente, utilizando as novas tecnologias e recrutando estilistas, o que lhes permite apresentar colecções de tecidos elaboradas à medida do cliente (cerca de 20%), apostar na coordenação e sugerir silhuetas de produtos acabados, imaginados com os seus próprios tecidos. As novas tecnologias também são utilizadas para optimizar a supply chain e efectuar um acompanhamento logístico mais completo e efectivo.
Para divulgar e valorizar esta atitude dos expositores, a Eurovet, entidade organizadora do salão, desencadeou uma política de marketing mais segmentada junto dos seus visitantes, em função dos mercados, como Homem, Senhora, Criança e Sportswear. O principal alvo são as cadeias de lojas, empresas de venda à distância, grandes superfícies especializadas, hipermercados, mas também marcas e criadores. Como alvo periférico a organização aposta nos sapatos, puericultura, brinquedos, outras fileiras.
O salão Tissu Premier está atento aos clientes dos seus clientes, ou seja, aos consumidores. São estes que ditam as leis do mercado, consumindo diferenciadamente em função da sua idade, da sua nacionalidade, etc. Os visitantes do salão, na sua maioria compradores, responsáveis de colecção, estilistas, esperam que o salão acompanhe a sua estratégia comercial, diferenciando-se e seleccionando produtos de moda para os seus clientes, com valores seguros e produtos de moda. Assim, para além dos visitantes poderem reservar as matérias Verão 2005 para planificar as suas compras e ganhar em competitividade, seleccionar as últimas novidades de moda para o Inverno 2004.05 ou Verão 2004, dispor de uma oferta europeia e internacional, por entre os 360 expositores de tecidos, divididos por vários sectores: malhas, lanifícios, linhos, tingidos, estampados, sportswear e acessórios. Poderão também recorrer a uma série de serviços que disponibilizam a gama de cores Verão 2005 e a síntese de pontos fortes, como correntes incontornáveis da estação e tendências de mercado para Senhora, Homem, Júnior, Criança, Bebé e Sportswear. Também poderão descobrir novas fontes de inspiração, através duma tecidoteca e de indicações que vão para além das tendências, vendo as silhuetas de moda work in progress. Na próxima edição do salão Tissu Premier já estão confirmadas algumas empresas portuguesas. No sector das malhas estará presente a empresa Luis Azevedo & Filhos, no sector dos lanifícios estarão presentes a Fitecom, A Fiandeira e a Sotave – Sociedade Têxtil dos Amieiros Verdes. No sector dos estampados está confirmada a presença da Adalberto Estampados, no sector sportswear está confirmada a LMA – Leandro Manuel Araujo e no sector dos acessórios está confirmada a Idepa – Indústria de Passamanarias.