Tintex dá pontapé de saída no revestimento com cortiça

Em parceria com a Savana Shoe Factory, a empresa têxtil portuguesa está a aplicar um revestimento com restos de cortiça em sapatilhas, que estão já disponíveis em modelos de inverno e de primavera.

[©Tintex]

A Tintex Textiles e a Savana Shoe Factory anunciaram uma parceria na criação de sapatilhas sustentáveis, utilizando restos de cortiça num revestimento revolucionário que promove a circularidade deste material, num projeto que, segundo a Tintex, representa um passo significativo no futuro da moda sustentável.

Após ter sido distinguido no âmbito dos Ispo Textrends em 2018 com um Best Product Award, o desenvolvimento – com a referência TC6012-WR – começou a espoletar o interesse de empresas de vestuário e calçado, incluindo a Savana Shoe Factory.

[©Tintex]
O contacto inicial entre as duas empresas surgiu através do departamento comercial da Tintex, que apresentou à área de negócio de calçado sustentável da Savana a sua gama de revestimentos que incorporam diferentes tipos de resíduos. Entre estes, destacou-se o B. Cork, um revestimento de base aquosa que utiliza grânulos de cortiça excedentes da indústria de produção de rolhas.

[©Tintex]
O B. Cork, sublinha a Tintex, distingue-se como uma alternativa à pele, oferecendo uma textura «apelativa e diferenciadora», a que se juntam vantagens como elasticidade e flexibilidade, sendo que «o material não parte nem dobra, tornando-se assim indicado para diversas aplicações», como calçado e marroquinaria, entre outros.

«Para além de terem sido testadas novas cores, o produto foi otimizado ao longo dos últimos anos e conseguimos chegar a um material com uma performance excelente. É um revestimento já amplamente testado ao nível da abrasão, flexão e adesão, e pretendemos torná-lo mais biodegradável a curto prazo, para que o seu ciclo de vida tenha o menor impacte possível no ambiente», explica Ricardo Silva, CEO da Tintex. Além disso, o revestimento garante um maior nível de repelência à água e ao óleo.

[©Tintex]
Atraída por estes atributos, a Savana Shoe Factor decidiu incorporar o revestimento com cortiça TC6012-WR no seu novo modelo de sapatilhas, o Amazonia. Inicialmente, a cor escolhida foi o preto, mas com a chegada da primavera, a Tintex foi desafiada a desenvolver cores mais claras e adequadas às estações mais quentes. As novas cores, bege e natural cork, estão agora a ser integradas em diferentes modelos de sapatilhas.