Esta alternativa ao couro natural foi desenvolvida especificamente pela Tintex para a marca alemã e «distingue-se pelo seu menor impacto ambiental em comparação com as tecnologias tradicionais», revela o comunicado da empresa portuguesa. A produção deste têxtil não usa «nenhum solvente para além da água» e, no produto final, não constam «substâncias tóxicas ou nocivas», pelo que está garantida «a segurança do consumidor e do meio ambiente», o que o torna «uma excelente alternativa sustentável ao couro», aponta.
Além disso, a malha de algodão orgânico, que é cultivado sem fertilizantes sintéticos nem pesticidas, «aporta um elevado conforto ao consumidor», salienta.
De acordo com Pedro Magalhães, diretor de inovação da Tintex, «quando consideramos o desenvolvimento desta alternativa ao couro, consideramos o mesmo tipo de testes que são feitos ao nível do couro tradicional. Em termos de sustentabilidade, a Tintex rastreia toda a sua cadeia de valor e, no caso específico deste coating, podemos garantir que nenhum solvente para além da água é adicionado».
Lançamento online
A coleção cápsula, que inclui seis peças de vestuário pensadas para o quotidiano e, por isso, com forte enfoque na performance, versatilidade e conforto, está a ser lançada hoje no mercado. Nos dias até este lançamento, a Jan ’N June partilhou informação nas stories do Instagram e os seguidores da marca alemã tiveram a oportunidade de colocar questões sobre os produtos, cujas respostas, dadas por Pedro Magalhães, serão partilhadas na mesma rede social durante o dia de amanhã, 18 de novembro.
Para a Tintex, esta é uma «parceria disruptiva, havendo uma forte aposta da marca na tecnologia da Tintex que, por sua vez, reforça assim a sua imagem e posicionamento no mercado internacional».
A empresa de Vila Nova de Cerveira, que recentemente foi apontada pela Fundação AEP como uma «referência na importância da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as instituições de ensino superior e as empresas e da difusão de boas práticas», tem estado ativamente a desenvolver ligações com parceiros nacionais, como no caso da Vintage For a Cause, e internacionais, de que é exemplo a parceria com a Circular Systems.