Tintex cria alternativa ao couro para marca alemã

Um revestimento de poliuretano de base aquosa sobre uma malha 100% algodão orgânico, produzido propositadamente pela empresa portuguesa, foi o material de base eleito pela Jan ’N June para uma coleção-cápsula de seis peças que chega hoje ao mercado.

[©Jan 'N June]

Esta alternativa ao couro natural foi desenvolvida especificamente pela Tintex para a marca alemã e «distingue-se pelo seu menor impacto ambiental em comparação com as tecnologias tradicionais», revela o comunicado da empresa portuguesa. A produção deste têxtil não usa «nenhum solvente para além da água» e, no produto final, não constam «substâncias tóxicas ou nocivas», pelo que está garantida «a segurança do consumidor e do meio ambiente», o que o torna «uma excelente alternativa sustentável ao couro», aponta.

Além disso, a malha de algodão orgânico, que é cultivado sem fertilizantes sintéticos nem pesticidas, «aporta um elevado conforto ao consumidor», salienta.

[©Tintex]
«O revolucionário processo da Tintex é baseado num revestimento de espuma sobre malha, aplicado por racla, formando microcanais no revestimento que permitem a passagem do ar», explica a empresa, acrescentando que «foram realizados testes de performance ao nível da abrasão e fricção, entre outros, com excelentes resultados para este segmento de mercado. Este artigo também revela propriedades interessantes de resistência à água».

De acordo com Pedro Magalhães, diretor de inovação da Tintex, «quando consideramos o desenvolvimento desta alternativa ao couro, consideramos o mesmo tipo de testes que são feitos ao nível do couro tradicional. Em termos de sustentabilidade, a Tintex rastreia toda a sua cadeia de valor e, no caso específico deste coating, podemos garantir que nenhum solvente para além da água é adicionado».

Lançamento online

A coleção cápsula, que inclui seis peças de vestuário pensadas para o quotidiano e, por isso, com forte enfoque na performance, versatilidade e conforto, está a ser lançada hoje no mercado. Nos dias até este lançamento, a Jan ’N June partilhou informação nas stories do Instagram e os seguidores da marca alemã tiveram a oportunidade de colocar questões sobre os produtos, cujas respostas, dadas por Pedro Magalhães, serão partilhadas na mesma rede social durante o dia de amanhã, 18 de novembro.

[©Jan ‘N June]
[©Tintex]
«Todas as peças têm o aspeto e o toque do couro. Cool mas ainda assim muito confortável», destaca a Jan ’N Jane numa das stories.

Para a Tintex, esta é uma «parceria disruptiva, havendo uma forte aposta da marca na tecnologia da Tintex que, por sua vez, reforça assim a sua imagem e posicionamento no mercado internacional».

A empresa de Vila Nova de Cerveira, que recentemente foi apontada pela Fundação AEP como uma «referência na importância da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as instituições de ensino superior e as empresas e da difusão de boas práticas», tem estado ativamente a desenvolver ligações com parceiros nacionais, como no caso da Vintage For a Cause, e internacionais, de que é exemplo a parceria com a Circular Systems.