O comércio eletrónico está a ganhar mais um player de peso, com o TikTok a expandir a funcionalidade de compra nos EUA – que permite que os utilizadores da plataforma comprem diretamente a criadores e marcas através de links colocados na transmissão de diretos e nas páginas dos produtos.
De acordo com o TikTok, detido pela empresa chinesa ByteDance, mais de 150 milhões de pessoas nos EUA usam a plataforma para serem inspiradas e entretidas, com conteúdos que incluem as mais recentes tendências, dicas de moda e beleza, receitas e mais. «Estamos entusiasmados por anunciar uma nova forma das pessoas encontrarem e comprarem os seus artigos favoritos com o lançamento total do TikTok Shop nos EUA», indica em comunicado.
As novas ferramentas incluem um separador de compras, onde os negócios podem mostrar os seus produtos com soluções de logística e pagamento providenciadas pelo TikTok.
A rede social também integrou o seu serviço de compras com várias plataformas de terceiros como o Shopify, Salesforce e Zendesk, entre outras.
O marketplace online do TikTok está já a funcionar em países como a Tailândia, o Vietname, a Malásia, as Filipinas, Singapura e Reino Unido.
Estima-se que as compras em redes sociais representem 69 mil milhões de dólares nos EUA, num mercado liderado pela Meta, que detém o Facebook e o Instagram, de acordo com a Insider Intelligence, que antecipa que 33 milhões de consumidores americanos irão fazer uma compra no TikTok.
«Nenhuma rede social conseguiu realmente dominar o comércio eletrónico nos EUA», sustenta Jasmine Enberg, analista de redes sociais na Insider Intelligence, citada pela Associated Press. «O TikTok tem objetivos realmente ambiciosos, um roadmap na China e pode dar-se ao luxo de ter algum prejuízo pelo caminho. Mas o TikTok Shop é ainda um investimento que não deu provas, o que vai ser mais difícil de vender para marcas bem estabelecidas nos EUA», acredita.
Do lado das vantagens, o TikTok tem uma base de consumidores jovens cujos hábitos de retalho estão ainda a ser formados. Tem ainda um exército de criadores de conteúdo que produzem quantidades enormes de vídeos diariamente pensado para os seus utilizadores, sublinha Jasmine Enberg.
A entrada no comércio eletrónico do TikTok tem recebido algumas críticas devido a notícias de que os utilizadores estão a encontrar produtos duvidosos e marcas que foram afastadas da Amazon devido a críticas falsas. Mas há já marcas reputadas a aderirem à plataforma, como é o caso da marca de produtos de beleza Benefit Cosmetics.