Texworld: um mundo de 19 países

A feira de tecidos parisiense acolheu, em fevereiro último, mais de 700 empresas, provenientes de 19 países. Conjuntamente com os salões paralelos, Apparel Sourcing e Avantex, o centro de exposições Paris Le Bourget recebeu mais de 13 mil visitantes.

Os salões com a chancela da Messe Frankfurt France continuam vincadamente internacionais, com 81% de visitantes estrangeiros. Nos expositores, a China manteve a liderança, com a Coreia do Sul, Turquia e Índia a garantirem uma forte representação.

«A edição de fevereiro de 2018 foi uma experiência nova para nós, considerando a iniciativa de abrir as portas a um domingo, com o objetivo de alcançar um público diferente. Por isso, foi um teste», afirmou Michael Scherpe, presidente da Messe Frankfurt France. O teste teve nota positiva, com a participação de 18% do total de visitantes no domingo e trocas comerciais com menos interrupções. Ainda assim, segunda-feira foi o dia mais movimentado.

«Como anunciado anteriormente, em setembro de 2018 voltaremos ao nosso calendário habitual e abriremos as portas na segunda-feira», explicou o presidente da entidade organizadora do salão ao qual regressou a 6Dias, única portuguesa presente na lista de expositores.

6Dias recebe Calvin Klein

Em declarações ao Portugal Têxtil, Patrícia Dias, administradora da empresa especialista em tecidos que se estreou na feira em fevereiro de 2017, fez um balanço muito positivo desta 42.ª edição da Texworld Paris, impulsionado pela «ótima localização do stand».

«Tivemos visitantes de Espanha, Turquia, Rússia, França, Bélgica e EUA», enumerou, destacando que, entre eles, estiveram compradores da Calvin Klein. «Escolheram imensas coisas e vão mandar designers de Amesterdão à empresa», revelou entusiasmada pelo potencial «primeiro cliente nos EUA».

Para a nova participação no salão, a 6Dias preparou um book com todas as suas tendências para a primavera-verão 2019, que comunica melhor a oferta da especialista em tecidos para a estação quente do próximo ano. «Inclui tudo aquilo que é característico da estação: estampados, bordados, rendas, organizas, redes», garantiu Patrícia Dias.

Presente na Texworld Paris desde 2015, Kaan Ferah, responsável de vendas da empresa turca Menderes Tekstil, reconheceu a importância do salão de tecidos para a estratégia da especialista em linho fundada em 1958. «É um ótimo salão, ficámos muito satisfeitos porque tivemos muitos compradores interessantes e interessados», indicou. «Nesta edição notámos ainda mais visitantes», destacou o representante da empresa que garante postos de trabalho a 4.500 pessoas.

Os novos visitantes vieram da América do Norte (+ 7%) e do continente africano (+ 26%), liderados pelos países fornecedores da Europa, como Marrocos (+ 25%) e Turquia (+ 15%), que acorreram ao centro de exposições Paris Le Bourget em busca de negócios de sourcing. Além disso, assistiu-se à crescente representação de mercados emergentes como a África do Sul e a Etiópia, país convidado nesta estação.

No entanto, a organização aponta uma queda de 6% na participação de países asiáticos, provavelmente devido ao Ano Novo Chinês, efeméride que se sobrepôs ao calendário da Texworld Paris. Por outro lado, a Turquia escalou 20%.

Voltando à Europa, o número de visitantes dos países da Europa Oriental continua a crescer comparativamente a fevereiro de 2017, com destaque para a Rússia (+ 38%), Polónia (+ 15%) e Hungria (+ 8%).

Texworld Denim marca posição

A crescer tem estado também o denim e, como tal, mereceu um espaço especial dentro desta edição da feira. O Texworld Denim, inaugurado na última edição do salão de tecidos, regressou em fevereiro com mais pompa e circunstância, transformando-se num salão por direito próprio, com cerca de 80 especialistas em jeanswear, provenientes de seis países.

A oferta do salão englobou 70% produtores de tecidos e 30% confecionadores e os principais atores foram a China, o Paquistão e a Bangladesh.

«O denim cresceu e tem agora um mundo muito próprio, com os seus códigos e tendências. Essa foi uma razão suficientemente convincente para reorganizarmos os tecidos e vestuário oferecidos na Texworld e Apparel Sourcing no Texworld Denim», assegurou Michael Sherpe.

A próxima edição da Texworld Paris acontece entre os dias 17 e 20 de setembro de 2018.