Após três anos de dificuldades impostas pela pandemia, os corredores da Texworld Evolution Paris voltaram a encher-se de atividade e de um nível de visitantes mais próximo das edições anteriores a 2020. Quase 8.000 compradores profissionais, representando praticamente o triplo em comparação com fevereiro de 2022, foram ao centro de exposições Paris Le Bourget, 85% dos quais internacionais, provenientes sobretudo de Inglaterra, Turquia, Itália, Espanha e Países Baixos. A organização do certame, a cargo da Messe Frankfurt France, sublinha ainda a presença de representantes de grandes compradores, como a Inditex, Marks & Spencer, Mango, Asos e C&A, entre outros.
Estes visitantes puderam conhecer as propostas de 750 expositores, com destaque para o regresso dos chineses – cerca de 450 produtores de têxteis e vestuário da China regressaram à Texworld Evolution Paris –, assim como de indianos, indonésios, coreanos e bangladexenses. Também os produtores turcos se evidenciaram, com 122 empresas presentes, 94 das quais agrupadas num pavilhão nacional promovido pela Câmara de Comércio de Istambul.
Expectativas elevadas para julho
Como parte da estratégia de tornar a Texworld Evolution Paris mais acessível, a Messe Frankfurt France decidiu passar as edições de verão para dentro da cidade de Paris, com a próxima, agendada para 3 a 5 de julho, a realizar-se já no parque de exposições Porte de Versailles, onde irá ocupar 45 mil metros quadrados – entre a Texworld, dedicada aos tecidos, a Apparel Sourcing, vocacionada para o vestuário, a Avantex, direcionada para a inovação têxtil, e a Leatherworld, que reúne as peles e pelos –, em comparação com os 25 mil metros quadrados em fevereiro. A organização antecipa a presença de 1.300 expositores – em julho de 2022 foram cerca de 400 –, com uma maior participação de produtores chineses, indianos, turcos, coreanos, vietnamitas, ganeses e etíopes.