Texworld triplica visitantes

A feira parisiense regressou ao esplendor dos tempos pré-pandemia e quase triplicou o número de visitantes, que chegaram a cerca de 8.000. Aos negócios desta edição, a Texworld Evolution Paris juntou novidades para o evento de julho, que se muda para o centro de exposições Porte de Versailles, mais no centro de Paris.

[©Messe Frankfurt France]

Após três anos de dificuldades impostas pela pandemia, os corredores da Texworld Evolution Paris voltaram a encher-se de atividade e de um nível de visitantes mais próximo das edições anteriores a 2020. Quase 8.000 compradores profissionais, representando praticamente o triplo em comparação com fevereiro de 2022, foram ao centro de exposições Paris Le Bourget, 85% dos quais internacionais, provenientes sobretudo de Inglaterra, Turquia, Itália, Espanha e Países Baixos. A organização do certame, a cargo da Messe Frankfurt France, sublinha ainda a presença de representantes de grandes compradores, como a Inditex, Marks & Spencer, Mango, Asos e C&A, entre outros.

Estes visitantes puderam conhecer as propostas de 750 expositores, com destaque para o regresso dos chineses – cerca de 450 produtores de têxteis e vestuário da China regressaram à Texworld Evolution Paris –, assim como de indianos, indonésios, coreanos e bangladexenses. Também os produtores turcos se evidenciaram, com 122 empresas presentes, 94 das quais agrupadas num pavilhão nacional promovido pela Câmara de Comércio de Istambul.

[©Messe Frankfurt France]
«O sucesso desta edição mostra a nossa capacidade de adaptação», afirma Frédéric Bougeard, presidente da Messe Frankfurt France. «Também mostra que as nossas feiras são plataformas de sourcing abertas. E vão manter-se assim. A oferta tem de continuar organizada de acordo com as expectativas dos compradores, que vêm cá para encontrar know-how industrial de qualidade para produzirem as suas coleções nas melhores condições e ao melhor preço. O nosso objetivo é sempre tornar esta oferta acessível e visível», acrescenta.

Expectativas elevadas para julho

Como parte da estratégia de tornar a Texworld Evolution Paris mais acessível, a Messe Frankfurt France decidiu passar as edições de verão para dentro da cidade de Paris, com a próxima, agendada para 3 a 5 de julho, a realizar-se já no parque de exposições Porte de Versailles, onde irá ocupar 45 mil metros quadrados – entre a Texworld, dedicada aos tecidos, a Apparel Sourcing, vocacionada para o vestuário, a Avantex, direcionada para a inovação têxtil, e a Leatherworld, que reúne as peles e pelos –, em comparação com os 25 mil metros quadrados em fevereiro. A organização antecipa a presença de 1.300 expositores – em julho de 2022 foram cerca de 400 –, com uma maior participação de produtores chineses, indianos, turcos, coreanos, vietnamitas, ganeses e etíopes.

[©Messe Frankfurt France]
«Esta configuração vai também oferecer dois dias em comum com as datas das feiras Salon International de la Lingerie & Interfilière organizadas pela Who’s Next, as plataformas profissionais para o sourcing de materiais e acessórios para os mercados de lingerie, sportswear e swimwear, que se realizam de 2 a 4 de julho. Esta escolha estratégica foi feita em resposta a uma forte procura por parte dos compradores, que querem poder aproveitar uma plataforma de sourcing abrangente nesta altura do ano, a apenas minutos de Paris. Esta será uma oportunidade para celebrarmos o nosso 25.º aniversário num novo layout, com mais serviços», explica Frédéric Bougeard.