Texworld Paris em festa

A feira de tecidos – que tem a companhia de certames dedicados ao vestuário, acessórios, inovação e couro – abre as portas na próxima segunda-feira para três dias de negócio, mas também de festa, já que celebra 25 anos de existência.

Texworld Evolution Paris - fevereiro 2023 [©Messe Frankfurt France]

O número de expositores na Texworld Evolution Paris, revela a organização, subiu acentuadamente e estão já ao mesmo nível que antes da pandemia. Naquela que será a estreia no centro de exposições da Porte de Versailles, estarão, de 3 a 5 de julho, mais de 1.350 expositores de 26 países, o que representa um aumento de 40% face à edição de fevereiro.

De Portugal estará a 6Dias Têxteis, que expõe na Texworld Paris, dedicada aos tecidos, onde está confirmado o regresso em força de expositores chineses, turcos, indianos, coreanos, paquistaneses, indonésios, tailandeses, bangladeshianos, cambojanos e usbequistaneses.

Na Apparel Sourcing, dedicada à confeção, além das participações individuais, a feira conta também com pavilhões nacionais, nomeadamente da Turquia, Coreia do Norte, Etiópia, Myanmar e Paquistão.

A sustentabilidade estará igualmente em destaque. «Hoje em dia, os principais países fornecedores que estão presentes nos nossos eventos estão a integrar a sustentabilidade como um elemento essencial da sua oferta e estão a evoluir rapidamente nesta matéria, sobretudo devido ao forte aumento da procura nos mercados maduros», afirma Julien Schmoll, diretor de marketing e comunicação da Messe Frankfurt France, que organiza a Texworld Evolution Paris. «esta evolução é visível no nosso itinerário de sourcing sustentável, onde centenas de empresas certificadas se destacam, em showcases específicos, como os produtores do Paquistão e de Taiwan que têm pavilhões dedicados à oferta sustentável», acrescenta.

Tendências, conferências e celebrações

Ao longo dos primeiros dois dias, no espaço Agora, serão feitas várias apresentações e promovidos seminários e conferências, nomeadamente a apresentação das tendências por Louis Gérin, diretor criativo da Texworld, juntamente com Gregory Lamaud, que para o outono-inverno 2024/2025 têm como tema Après Vous, que celebra, por um lado, o mundo atual, mas também o savoir-vivre francês. “Après vous”, refere a feira, «expressa a incerteza de um mundo sem fôlego, abalado pelo profundo questionamento de códigos sociais e identidades», um «fermento incerto, mas fértil».

O tema divide-se em quatro tendências: In Memoriam, In Vitro, Mori e Ad Vitam. O primeiro exalta matérias-primas, peles protetoras, materiais encapsulados apoiados por harmonias fúcsia ou malva, mas com uma aparência fosca e empoeirada.

Après Vous – In Memoriam [©James Gilbert Studio]
Já In Vitro aponta para materiais sofisticados, onde as fibras se mantêm visíveis. O universo de cores é vasto, mas sugere sempre seres vivos, flores ou frutos de uma forma subtil e elegante.

Mori expressa a memória de luxúria e do excesso de consumo e os seus efeitos, nomeadamente os resíduos e a poluição. A gama de cores é mais extravagante, mas não vulgar, contemplando do azul venoso ao laranja. Os materiais são plastificados ou arenosos e as malhas têm um caimento leve.

Por último, Ad Vitam simboliza a simbiose entre o natural e o digital, traduzindo-se em materiais vegetais e terrestres, a que se juntam fibras nobres com aspetos em bruto. As cores refletem o ressurgimento da vida, com tons pastel reminiscentes de frutas, vegetais e florestas no outono.

A feira, inclui, em paralelo, a Avantex Paris, dedicada à inovação, tem ainda planeadas diversas atividades para celebrar os 25 anos de uma história que começou em 1997, com apenas 37 expositores, e que inclui, como marcos importantes, o lançamento da Apparel Sourcing, em setembro de 2011, onde estiveram 127 confecionadores (nesta edição deverão ser 500) e, mais recentemente, a mudança da segunda edição do ano para julho.