Foram 24 os expositores portugueses presentes na mais recente edição da Techtextil, que se realizou de 9 a 12 de maio. A. Sampaio & Filhos, Artefita, Carlom Têxteis, CeNTI, Citeve, Coltec, Cordex, Endutex, ERT, Fisipe, Fitexar, Fitor, Foot by Foot, Gulbena, Heliotextil, Idepa, Inovafil, Island Cosmos, Lipaco, Lunartex, MCS Textile Solutions, Penteadora, Sedacor e Tintex participaram no certame dedicado aos têxteis técnicos e não-tecidos, com soluções inovadoras que a edição de junho do Jornal Têxtil dá a conhecer.
Portugal trouxe ainda prémios de Frankfurt, com a investigação de Luani Costa, da Universidade do Minho, e o design de Mariana Almeida, da ESAD, concretizado com o apoio de empresas portuguesas, a saírem galardoadas.
Os negócios nacionais estão, de resto, cada vez mais na vanguarda da tecnologia, como prova a Heliotextil. Em entrevista, o CEO Miguel Pacheco explica o percurso da empresa, que conta já mais de 50 anos, e de que forma está a revolucionar uma indústria tradicional.
A tecnologia tem também vindo a mudar a face do sector e a feira Texprocess, que se realizou em paralelo com a Techtextil, foi um bom barómetro do estado da arte. Cinco empresas nacionais estiveram a expor – ASM, AUP, Bolsibotão, Mind e Tajiservi – e muitos visitantes passaram pelo certame, incluindo pelo stand da Gerber Technology, que organizou uma conferência sobre a realidade digital do sector.
A edição de junho do Jornal Têxtil levanta também o véu sobre a Familitex, uma empresa de tricotagem que tem apostado na modernização da produção e na internacionalização para crescer. Afonso Barbosa, fundador e sócio-gerente, revela em entrevista os próximos passos da Familitex, que passam pela presença na Première Vision Fabrics e por novos investimentos.
Também na Première Vision, mas na área dedicada aos fios, estará a SMBM, que faz a sua estreia absoluta em certames internacionais pela porta grande e prepara-se para se lançar em novos voos.
Fique ainda a par das principais novidades das empresas da indústria, da LMA à Peúgas Carlos Maia, passando pela 6 Dias, pela Piscatêxtil, pela Raith, pela Flor da Moda e pela Irsil.
Saiba ainda que expositores portugueses farão parte integrante da próxima edição da feira chinesa Intertextile Shanghai Home Textiles, dedicada aos têxteis-lar, e os projetos empreendedores dos jovens designers portugueses Eduardo Amorim, Inês Torcato e Pedro Neto.
No campo dos eventos, fazemos a revisão do que de mais importante se passou na conferência FT Business of Luxury, que se realizou em Lisboa, e apresentamos as novas tendências para o retalho, tal como explicadas por Isabel Cantista e Karinna Nobbs no seminário “Tendências no Retalho de Moda”, promovido pelo CENIT.
Acompanhe a evolução da ITV, com as nossas páginas de conjuntura, e não descure as notícias internacionais, como as mudanças na Trevira, as aquisições do Itema Group e as perspetivas de evolução da indústria de vestuário no Vietname, entre outras.
Conheça também as soluções de transportes e logística da Torrestir e da Linde no suplemento Transportes e Distribuição.
Se ainda não é assinante, não espere pela chegada do verão para fazer a sua subscrição (aqui) e assegure que, no próximo ano, não perde uma única edição do Jornal Têxtil.