Texhibition cresce em todas as áreas

A feira têxtil de Istambul, que tinha já anunciado um aumento no número de expositores e de espaço ocupado, cresceu também em visitantes, sobretudo internacionais.

[©Texhibition]

A Texhibition, que teve lugar de 6 a 8 de março no centro de exposições de Istambul, contou com 557 expositores (mais 25,5% do que em setembro de 2023), que ocuparam uma área de 35 mil metros quadrados (mais 133%), e 25.752 visitantes de 112 países. O número de visitantes estrangeiros subiu 65%, para 6.756, provenientes sobretudo da União Europeia (41,8%), Grã-Bretanha, da Ásia (26,5%), Médio Oriente (14,8%) Norte de África (10,7%) e América do Norte (3,1%), em particular dos EUA.

[©Texhibition]
«Estamos orgulhosos por termos atingido o nosso objetivo de fazer da Texhibition uma feira marcante. Começámos com 5.000 metros quadrados de espaço de exposição em 2022 e agora, na quinta edição, ocupamos 35 mil metros quadrados, com a qualidade dos expositores a ser a nossa grande prioridade», sublinha Fatih Bilici, vice-presidente da Associação de Exportadores Têxteis de Istambul (İTHİB) e presidente do conselho de administração da Texhibition Istanbul.

«Os expositores são cuidadosamente selecionados de acordo com critérios exigentes como elevada qualidade, sustentabilidade e design dos seus produtos, a sua competência na criação de coleções e a sua capacidade de exportação. Juntámos as melhores empresas do país na Texhibition, com mais de 200 empresas já em lista de espera. A feira é competitiva em termos internacionais e está no caminho para se tornar no novo centro de eventos têxteis mundiais», acredita.

[©Texhibition]
A indústria têxtil e de vestuário da Turquia atingiu 28,5 mil milhões de dólares de exportações em 2023, sendo atualmente o segundo maior fornecedor da UE. «Com a Texhibition criámos uma plataforma de primeira classe da indústria para promover a atividade exportadora. A feira excedeu as nossas expectativas e as dos expositores. A competitividade da indústria turca de vestuário está atualmente enfraquecida pelo aumento dos custos laborais, mas, mesmo assim, estamos a ver uma tendência de subida nas exportações», aponta Ahmet Öksüz, presidente do conselho de administração da İTHİB.

Recentemente, a Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (IHKIB) estabeleceu uma parceria com a Worldwide Responsible Accredited Production (WRAP) para impulsionar as exportações de vestuário da Turquia para os EUA.

«A indústria está otimista e continua a focar-se na inovação, na diversificação e na capacidade de adaptação para reforçar a sua posição no mercado mundial. O acordo de cooperação assinado entre a IHKIB e a WRAP a 8 de março é um passo importante na promoção das relações comerciais entre a Turquia e os EUA», acredita Ahmet Öksüz.

[©Texhibition]