Entre 13 e 15 de setembro, estiveram na feira de tecidos, fios e acessórios 444 expositores e 20.354 visitantes de 112 países. A grande maioria dos compradores são turcos, mas 4.091 vieram do Reino Unido, Alemanha, Espanha, Polónia, Grécia, EUA, república Dominicana, Colômbia, Rússia, Ucrânia e Médio Oriente.
O número marca um novo recorde de visitantes, conseguido graças a um aumento de 43,7% de visitantes internacionais e de quase 10% no total em comparação com a edição de março deste ano.
«Recebemos um feedback positivo em termos de expositores e visitantes da nossa feiras, que organizamos pela quarta vez em setembro. A Texhibition Istanbul contribui para a produção de valor acrescentado do sector, para a qualidade de produçao, aumento das exportações e do investimento. A Texhibition Istanbul enquanto feira vai crescer para a próxima vez. Em março planeamos expandir a área de exposição para cinco pavilhões, um vão ser reservado aos fios», revela Fatih Bilici, vice-presidente do conselho de administração da Associação de Exportadores Têxteis de Istambul (ITHIB).
«O número de visitantes foi muito alto», refere Canan Yüksel Özcan, diretor comercial da Bossa. «A Turquia é um país muito importante internacionalmente em termos de produção têxtil. Desse ponto de vista, podemos dizer que a feira dá um contributo significativo para apoiar a indústria têxtil turca», acrescenta.
Indústria a crescer
Segundo Ahmet Öksüz, presidente do conselho de administração da ITHIB, «as exportações turcas registaram 123,4 mil milhões de dólares no primeiro semestre deste ano. Isso significa que a indústria têxtil turca, enquanto quinta maior fornecedora do mundo e a segunda maior da União Europeia, consegue aguentar-se num ambiente de mercado difícil em termos mundiais. Com um volume de 31 mil milhões de euros, a indústria têxtil e de vestuário é a segunda maior exportadora do país. A Turquia representa cerca de 3,5% das exportações têxteis mundiais e 16% das importações da UE vêm daqui».
O presidente do conselho de administração da ITHIB acrescenta que «há razões para isto», nomeadamente o facto da Turquia ser um dos poucos países com a cadeia de valor completa. «Sendo um dos players mais importantes no mercado mundial têxtil, a Turquia conta com cerca de 20 mil empresas com 1,1 milhões de trabalhadores, incluindo um dos maiores produtores de denim do mundo. Os tecidos e acessórios têxteis turcos são procurados em todo o mundo graças à sua elevada qualidade, inovação e compromisso para com a sustentabilidade na produção. As exportações têxteis atingiram 6 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023», sublinha.
A próxima edição da Texhibition Istanbul está já agendada, para 6 a 8 de março de 2024.
