Texhibition abre as portas com o dobro do espaço

A feira turca dedicada aos têxteis e acessórios, que começa amanhã e se prolonga até 8 de março, irá contar com mais de 550 expositores que irão ocupar 35 mil metros quadrados, o que representa o dobro da última edição.

[©Texhibition]

Organizada pela İTKİB Fuarcılık A.Ş. em cooperação com a Associação de Exportadores Têxteis de Istambul (İHKİB), a quinta edição da Texhibition Istambul antecipa a visita de mais de 30 mil compradores provenientes de mais de 100 países, com destaque para os mercados da UE, Reino Unido, EUA, Norte de África e Médio Oriente. «Com esta edição, a Texhibition mais que duplicou o espaço em relação ao evento anterior, para 35 mil metros quadrados», destaca o comunicado da organização.

Devido à procura, refere, a feira foi ampliada para cinco pavilhões, incluindo um novo espaço dedicado aos fios e um outro para o denim – pensado pelo designer Idil Tarzi em cooperação com os diretores criativos Gönül Altunisik e Selvi Yigci –, onde está confirmada a presença de nomes como a İsko, Çalık Bossa, Kipas e İskur.

A feira reúne, assim, todas as áreas da fileira têxtil, incluindo também produtores de tecidos, malhas, peles artificiais e acessórios têxteis, tendo como objetivo ser «um ponto central de contacto para toda a indústria internacional, com um claro foco na qualidade, inovação e nas últimas tendências».

Para tal, conta com um programa paralelo com informação sobre os temas atuais da indústria, da inovação aos desenvolvimentos no design e nos processos produtivos, assim como com fóruns de tendências de materiais e cores e uma mostra com as inovações tecnológicas nas diversas áreas têxteis.

[©Texhibition]
Tendo tudo isso em consideração, a Texhibition Istanbul «promete não só uma impressionante variedade de produtos, mas também um ambiente inspirador no qual o futuro da indústria têxtil está a ser moldado», acredita a organização.

A organização da Texhbition revela que, em 2023, as empresas turcas de têxteis e vestuário exportaram 28,5 mil milhões de dólares, sendo que o sector têxtil, em particular, foi responsável por 12 mil milhões de dólares em exportações, sendo o quinto mais exportador em termos mundiais e o segundo maior fornecedor da União Europeia.

«Os tecidos e acessórios têxteis turcos estão a ser procurados em todo o mundo graças à sua elevada qualidade, inovação e compromisso para com a sustentabilidade na produção», sublinha o comunicado, acrescentando que «o foco do sector em práticas amigas do ambiente e sourcing responsável alinha-se com os novos padrões ambientais». Além disso, indica, «a capacidade de adaptação da indústria têxtil às tendências do mercado e a sua capacidade para responder rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores também contribui para sua competitividade e sucesso mundial».