De acordo com a Nespresso, a coleção é limitada, inspirando-se nos princípios do desperdício zero e do eco-design, sendo que cada par de ténis Re:Ground contém o equivalente a 12 chávenas de borras de café. Os ténis são também fabricados com 80% de materiais sustentáveis e reciclados, nomeadamente plásticos do mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.
A Re:Ground apresenta, assim, aquelas que são consideradas as primeiras sapatilhas produzidas a partir de borras de café recicladas e resulta de uma parceria entre a Nespresso e a Zèta, uma empresa francesa de moda sustentável. A marca conta ainda com a colaboração de duas empresas portuguesas, a Tintex, que criou o material inovador, uma alternativa ao couro, e a Rudis, responsável pela produção dos ténis. A Re:Ground propõe três modelos distintos: o Latte, com sola branca, o Cappucino, com sola bege, e o Ristretto, com sola castanha.
«A minha visão para a marca Zèta era criar ténis elegantes para os fashion lovers ecoconscientes. Para esta coleção cápsula, os nossos criadores de tecido da fábrica portuguesa Tintex demoraram oito meses a aperfeiçoar uma “pele” vegan completamente inovadora, feita a partir de borras de café recicladas. Os Re:Ground são o resultado da nossa colaboração com a Nespresso – uns ténis elegantes e com estilo, que celebram o valor do café e as virtudes da circularidade», revela Laure Babin, CEO da Zèta.
Já Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso, afirma que «a Zèta
A edição limitada dos ténis com materiais e know-how portugueses estão à venda por 155 euros, exclusivamente no site da Zèta.