Está a decorrer desde ontem, em Madrid, uma nova edição da Textilmoda, Feira Internacional de Tecidos para a Confecção e Acessórios, com a apresentação das grandes tendências internacionais em tecidos e acessórios para o Outono/Inverno 2006.07. Na sua 9ª edição, o certame, organizado pela IFEMA, reunirá até 7 de Setembro, cerca de 250 expositores, entre os quais se contam os portugueses Gierlings Velpor, Sanmartin, Albano Morgado, Fitecom, Lemar- Leandro Araújo e Sidonios Malhas.
Como já foi referido em artigo anterior, o Fórum de Tendências, realizado pelo estúdio francês Nelly Rodi, voltará a ser um dos grandes pontos de atracção do certame. As tendências elaboradas por Nelly Rodi para a Textilmoda foram estruturadas em redor de quatro temas fundamentais -Barbarian Nomad, Voluptuous Bohemian, Romantic Worker, Aristocratic Dandy-, que definem as cores e as texturas da nova época, apostando num luxo em profusão
O estilo barroco irá invadir-nos na época Outono/Inverno 2006.07, na qual o ornamental terá um protagonismo único: penas, pérolas, pedras preciosas, passamanarias, folhos, botões gigantes… Quanto às cores, os tons vivos e picantes misturar-se-ão com os esverdeados, azulados e chocolates. Tudo à procura de uma elegância isenta de austeridade e cheia de ostentação.
No tema «Barbarian Nomad» destacam-se os algodões esmerilados, a pele e as felpas grossas. Os tecidos oferecem uma imagem entre rústica e militar. Quanto aos estampados, triunfa o estilo étnico, às vezes com um toque oriental. Tudo adornado com rendas, passamanaria, aplicações de rebite e botões grandes de madeira e chifre gravados. Predominam os tons neutros cor pele de toupeira, esverdeados e castanhos tostados e cobres. Também encontraremos toques de vermelho granate.
Os tecidos luxuosos como as sedas e as mousselines, muito sofisticados com rendas estilo Chantilly e gazes transparentes são a grande aposta do tema «Voluptuous Bohemian». Os tecidos adquirem vida devido aos estampados de flores exuberantes como magnólias e crisântemos. Usam-se as cores luminosas e alegres: vermelhos, rosas, pistácios, esmeraldas e malvas. Um conjunto multicolor com tonalidades ligeiramente esbatidas.
No «Romantic Worker» os tecidos são luxuosos com um aspecto aveludado -crêpes pesados, popelina de seda lavada-, e lãs delicadas. Todos os tecidos têm plissados, sobrecosturas, bordados ou fitas. Os estampados são sofisticados e ornamentais: flores, imagens antigas do velho Paris, motivos geométricos. As cores conseguem um aspecto pastel e empoado, que lembra as fotografias em branco e preto, a partir da combinação dos ocres pálidos com os tons azuis, violáceos e esverdeados.
Para finalizar, «Aristocratic Dandy» torna como imprescindíveis tecidos como os veludos, cetins, moirés e tafetás realçados com bordados, folhos e, por vezes, com jóias incrustadas, mas sempre dentro de uma linha romântica e elegante. Nos estampados dominam as grinaldas de flores e fitas, em conjunto com pequenos motivos figurativos -retratos, quadros de caça, loiça- todos









