Techtextil será a maior de sempre

A feira de têxteis técnicos e não-tecidos, juntamente com a feira de tecnologia Texprocess, vai reunir mais de 1.600 expositores de 23 a 26 de abril em Frankfurt. De Portugal estarão presentes 28 empresas.

Olaf Schmidt

A 20.ª edição da Techtextil «será a maior de sempre», anunciou Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, na apresentação realizada na mais recente edição do Modtissimo.

A Techtextil terá cerca de 1.400 expositores, abrangendo uma oferta para diferentes segmentos de aplicação final, dos geotêxteis à medicina, passando pelos transportes, a construção e a moda. De Portugal está confirmada a presença de 23 empresas, indicou Cristina Motta, representante da Messe Frankfurt em Portugal.

Tal como aconteceu, no início do ano, na Heimtextil e na Texworld Evolution Paris, a Techtextil irá igualmente estrear o conceito Econogy, que, de acordo com Olaf Schmidt, se alinha com o foco na sustentabilidade que tem sido colocado pelas empresas expositoras e pela própria organização. «A produção e os produtos sustentáveis, assim como a reciclagem, vão ser uma parte muito importante da Techtextil», referiu, acrescentando que Portugal tem fortes propostas na área das soluções sustentáveis. Os expositores que se enquadrem neste conceito de Econogy – que destaca as empresas com propostas pautadas pela sustentabilidade, nas suas diversas vertentes – irão integrar um guia para ajudar os visitantes a encontrá-los mais facilmente.

Cristina Motta

A Techtextil contará ainda com uma área especial que irá apresentar uma biblioteca de materiais sustentáveis, que terá a curadoria do gabinete britânico de design FranklinTill. «Como organizadores de feiras, gostamos não só de alugar espaço, mas também de juntar a indústria e oferecer novos tópicos, como fóruns, prémios, apresentações especiais e showcases», sublinhou Olaf Schmidt.

A feira irá ainda entregar os seus prémios de inovação em diferentes categorias. «A cada dois anos ficamos desejosos de ver o estado da arte da indústria de têxteis técnicos», confessou o vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, que lembrou que «os Techtextil Innovation Awards estão abertos a toda a indústria, não apenas aos nossos expositores, permitindo trazer novos produtos e mostrar as inovações a uma audiência internacional».

Já o Fórum irá contemplar diversas apresentações «com especialistas internacionais da indústria, de universidades, de centros de investigação», apontou Olaf Schmidt. A Techtextil conta ainda com uma área dedicada a start-ups.

Tecnologias de reciclagem em foco na Texprocess

Na Texprocess, dedicada a tecnologias para o processamento de materiais flexíveis, estarão presentes cerca de 200 expositores, cinco dos quais portugueses, com «novas empresas, mas também uma exposição maior de maquinaria para a indústria, como costura, corte, soluções digitais para a produção de vestuário, assim como maquinaria para o processamento de couro e outros materiais», referiu o vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

A feira de tecnologia estará igualmente muito centrada nas questões da sustentabilidade, nomeadamente à reciclagem, contando nesta edição com novos expositores nas áreas da reciclagem mecânica e de tecnologias de seleção e triagem de resíduos. «A indústria tem de encontrar soluções para trazer os produtos de fast fashion e o vestuário que deitamos fora para uma economia circular, para reciclar, e perceber que tecnologias podemos usar, nomeadamente para separar artigos por fibras ou com misturas. Isso vai fazer parte da apresentação nesta área da Texprocess», realçou Olaf Schmidt.

A feira de tecnologia vai dar ainda um destaque especial ao denim. «Decidimos ter mesas redondas sobre a produção de denim, com especialistas internacionais que vão abordar os acabamentos que podem ser usados, os materiais que são mais sustentáveis e como se pode produzir denim mais focado na sustentabilidade», indicou Olaf Schmidt.

A somar a estas Denim Talks mantém-se o habitual Texprocess Forum, que vai abordar temas como novos mercados e soluções para a produção de vestuário, assim como os Texprocess Innovation Awards, que vão premiar as inovações em áreas como a digitalização e tecnologias de produção.

Os bilhetes para os visitantes da Techtextil e da Texprocess – que na edição de 2022 rondaram os 48 mil – estão já disponíveis online.