Techtextil India avança em edição híbrida

A feira dedicada aos têxteis técnicos e não-tecidos sob a chancela da Messe Frankfurt India regressa de 1 a 3 de setembro em formato híbrido. O objetivo é, em tempos de pandemia, conectar todos os players do sector com públicos mais abrangentes, para expandir as sinergias de negócio e a presença no mercado.

[©Techtextil India]

O Bombay Exhibition Centre, em Mumbai, vai abrir portas à próxima edição da Techtextil India, que promete chegar a todo o mundo com a combinação do físico e do digital.

A procura por têxteis médicos na Índia, especificamente em não-tecidos, disparou desde o início da pandemia, assim como por geotêxteis, que também explodiram com os investimentos contínuos do governo em estradas e autoestradas. «Com as múltiplas oportunidades para o segmento de têxteis técnicos, torna-se fundamental para os atores da indústria aumentar a presença no mercado e construir ligações para conseguirem, efetivamente, responder a esta forte procura», afirma a Messe Frankfurt India em comunicado.

Ao longo dos últimos anos, as feiras Techtextil India têm-se revelado fundamentais para unir o sector dos têxteis técnicos e criar uma atmosfera de colaboração a partir do formato físico. Contudo, o modelo agendado para setembro de 2021 não será apenas físico, mas também digital, com o objetivo de promover negociações entre a indústria e os principais compradores e fornecedores da Índia, quebrando fronteiras até em vários pontos do mundo.

Alargar oportunidades

Enquanto o formato físico tem o benefício de possibilitar a interação pessoal com as devidas normas, aplicadas em conformidade com os protocolos de segurança como resposta à pandemia, a plataforma digital vai ajudar os expositores a aumentar a exposição das respetivas marcas e negócios ao interagir com potenciais compradores a nível mundial, através de live streaming, vídeo chamadas, chat e outras opções.

[©Techtextil India]
Com os dois formatos, os expositores vão ter mais oportunidades para dar a conhecer os novos produtos e tecnologias. «Os utilizadores da plataforma digital podem usufruir do serviço de correspondência que liga os potenciais fornecedores aos produtos que a estes melhor se adequam, com a possibilidade de agendarem compromissos virtuais com um horário concordante entre ambas as partes», aponta a organização do certame.

A Messe Frankfurt Índia vai ainda incorporar painéis de discussão online e programas de conhecimento para transmitir perceções sobre o mercado, para fortalecer a confiança dos players das 12 áreas de aplicação dos têxteis técnicos.

Atualmente, a indústria de têxteis técnicos indiana está avaliada em 19 mil milhões de dólares (aproximadamente 15, 7 mil milhões de euros), com um crescimento a uma taxa anual composta (CAGR) de 12% desde os últimos cinco anos, e representa cerca de 13% do mercado total de têxteis e vestuário da Índia.

«Com novas procuras a surgir no sector, a edição híbrida da Techtextil India 2021 possibilitará aos atores dos têxteis técnicos interagir com o negócio, apesar das restrições geográficas, criando alianças ao ganhar conhecimento especializado para se equiparem estrategicamente para o novo normal», destaca a Messe Frankfurt India, que se procura assim adaptar aos novos tempos.