A primeira edição da Techtextil e da Texprocess desde a pandemia contará com 12 pavilhões internacionais e vários stands de participações conjuntas, com mais de 1.300 expositores provenientes da Alemanha, mas também de Itália, França, Turquia, Espanha e Portugal, num total de 51 nacionalidades.
«Estamos muito satisfeitos por a Techtextil e a Texprocess tornarem finalmente possível que os decisores internacionais troquem novamente ideias. A atual situação caracteriza-se por desafios económicos e sociais, desde influências relacionadas com a pandemia a estrangulamentos de aprovisionamento e falta de matérias-primas. Isto torna ainda mais importante para a indústria juntar-se num único local e encontrar soluções em conjunto», revela Michael Jänecke, diretor de gestão de marca de têxteis técnicos e processamento têxtil. «O poder inovador único destas indústrias mostra o forte potencial para o futuro da indústria têxtil. Estamos muito satisfeitos por sermos capazes de oferecer uma plataforma para novos e futuros desenvolvimentos, por exemplo com os prémios de inovação da Techtextil e da Texprocess», afirma.
Presença digital
Fora do denim, o Techtextil Forum, que estará instalado no hall 9.1, terá um programa paralelo de conferências sobre temas como economia circular na indústria têxtil, desenvolvimento de elementos compósitos impressos em 3D para vestuário de proteção pessoal contra perfurações ou soluções recicladas para membranas arquitetónicas.
O tema da sustentabilidade estará, de resto, em destaque em ambas as feiras, com a organização a identificar as empresas com abordagens e produtos sustentáveis, de forma a facilitar a visita dos compradores. «Os expositores que tenham passado com sucesso uma revisão por um júri internacional independente estarão identificados nas feiras», refere o comunicado da Messe Frankfurt sobre os certames, acrescentando que «fibras, fios e tecidos inovadores e sustentáveis, assim como processos progressivos, novas tecnologias de corte, processos de tingimento que poupam água e outras tecnologias de processamento orientadas para o futuro serão, dessa forma, realçados».
As duas feiras realizam-se ainda em paralelo com a edição especial da Heimtextil, a feira de têxteis-lar da Messe Frankfurt, que contará com 25 expositores portugueses.