“As Vantagens de um Processo de Produção Totalmente Digital” é o mote desta Open House que a Tajiservi realiza na sua sede, em Vila das Aves, onde será possível conhecer mais profundamente e assistir a demonstrações de diferentes tecnologias.
«Vamos apresentar e aprofundar as vantagens da automação e dos equipamentos e softwares que simplificam em muito a produção e a personalização, de forma sustentável, ao mesmo tempo que permitem reduzir em muito a cadeia de fornecimento, aumentar a rapidez na produção de amostras e entrega do produto final, permitindo assim ganhar mais encomendas», sublinha José Barroso, diretor de marketing da Tajiservi.
A estamparia digital, que tem vantagens ao nível da versatilidade, flexibilidade e também na sustentabilidade, já que necessita de menos água no processo, será uma das áreas em destaque, com a demonstração das soluções da Kornit, nomeadamente o software de automação KornitX e o equipamento Konit Atlas Max. No caso deste último, para estamparia à peça, foi realizado um estudo que mostrou que a tecnologia permitiu uma poupança de 93,8% no consumo de água, de 66,57% de energia e de 82,3% nas emissões de CO2 face a um processo convencional por quadros.
Também a tecnologia proposta pela Twine Solutions permite ganhos ambientais, ao mesmo tempo que dá resposta às necessidades de customização. A empresa tem sistemas de tingimento sem água de linhas e fios de poliéster cru para utilização em costura, bordados e malha, nomeadamente o modelo TS-1800, que estará em demonstração nesta Open House da Tajiservi. «Com a Twine podemos tingir apenas o fio que necessitamos para a nossa produção e não produzir a quantidade mínima que é normalmente exigida na tinturaria tradicional», explicou, no ano passado, Júlia Petiz, CEO da Tajiservi, ao Portugal Têxtil.

Já nos bordados, o foco estará nas soluções da Tajima e da Tajima Software, nomeadamente na TMEZ-SC, «a primeira máquina do mundo com inteligência artificial», e o PulseID, um software «que automatiza toda a experiência de personalização, desde a compra na loja online, até à expedição da encomenda», indica José Barroso.
Soluções que permitem, segundo a Tajiservi, conseguir uma produção mais sustentável, com mais qualidade, versatilidade e rapidez, ao mesmo tempo que diminui o inventário e o desperdício, com menos mão de obra e menos logística.
A Open House funciona das 10h às 18h durante os três dias e não carece de inscrição prévia. Nos dias 19 e 20 de outubro, há demonstrações agendadas da Twine Solutions (às 15h), da Kornit (às 16h) e da Tajima (às 17h) e é também possível marcar demonstrações individuais através de um formulário online disponibilizado pela Tajiservi.