Swedish Wool Initiative aproveita fibras de lã descartadas

A iniciativa da Axfoundation está a colaborar com a produtora têxtil Klippan Yllefabrik para usar fibras de lã sueca descartadas por terem excesso de matéria vegetal na produção de fio penteado de qualidade premium.

[©Klippan Yllefabrik]

Segundo a Swedish Wool Initiative, metade da lã produzida na Suécia é desperdiçada por ter excesso de matéria vegetal, resultante de práticas de bem-estar animal. «É um enorme desperdício de recursos deitar fora lã sueca simplesmente porque contém demasiados resíduos de palha. A Klippan Yllefabrik encontrou uma solução ao pentear a lã e remover estas partes de plantas, um passo para uma indústria de moda sustentável», explica Gösta Magnusson, presidente do conselho de administração da Klippan Yllefabrik.

Anteriormente, a empresa rejeitava lã com elevados níveis de matéria vegetal, sabendo que os resíduos permaneciam mesmo após os processos de lavagem, cardagem e fiação. Com a introdução de um passo extra – pentear a lã – os resíduos vegetais podem, efetivamente, ser removidas, resultando num fio penteado macio e flexível. Este avanço, aponta a Gösta Magnusson, abre novos caminhos para a indústria sueca de lã.

[©Axfoundation]
«A lã sueca tem sido tradicionalmente relegada para uso em materiais e enchimentos mais grosseiros. Este novo fio penteado, no entanto, oferece algo totalmente diferente – um fio fino de lã sueca, fabricado na Europa, ideal para a moda sustentável. É ligeiramente mais fino e perfeito para tricotar camisolas quentes», sublinha o presidente do conselho de administração da Klippan Yllefabrik.

Para Johan Sidenmark, project manager da Swedish Wool Initiative na Axfoundation, «este é um excelente exemplo de inovação que reforça a produção têxtil sustentável. No entanto, tais avanços não seriam possíveis sem unir toda a cadeia de valor, desde as explorações ovinas à indústria. Ao alinhar o processamento de lã sueca com as necessidades industriais, abrimos o caminho para uma produção sustentável em vários sectores, especialmente na moda».

A Swedish Wool Initiative refere que a procura por fios penteados aumentou, com marcas suecas de renome como Filippa K, Tiger of Sweden e Röyk a planearem incorporá-los em coleções futuras.

[©Klippan Yllefabrik]
«Estamos orgulhosos de apresentar ao mercado este fio penteado inovador. Ele está pronto para ser usado e disponível em diversas cores. Esperamos que isso desperte o interesse de muitas mais [marcas]», afirma Pernilla Roos, diretora de marketing da Klippan Yllefabrik.

Para além desta inovação na lã, a Swedish Wool Initiative – que se define como um esforço colaborativo em toda a cadeia de valor da lã – já criou o primeiro sistema de classificação nacional de lã da Suécia e uma infraestrutura melhorada com corretores de lã que ligam compradores e vendedores. A nível de produtos, lançou desde novos fios até produtos acabados de lã nas áreas da moda, exteriores e decoração.