Stäubli revela inovações na Techtextil

A especialista em soluções de tecelagem vai apresentar novos sistemas para a produção de têxteis técnicos na próxima edição da feira de Frankfurt, agendada para 23 a 26 de abril.

TF20 [©Stäubli]

Na feira de têxteis técnicos e não-tecidos, a Stäubli vai expor o novo sistema de tecelagem TF30, uma solução que, segundo a empresa, «pode permitir que as tecelagens respondam às exigências muito específicas das indústrias aeroespacial, de tecnologia médica, marítima ou automóvel – e assim entrar em novos mercados».

O equipamento tem uma altura variável de inserção da trama, o que proporciona uma flexibilidade «nunca antes vista na vertente da programação e, portanto, na estrutura». O conceito de inserção de trama foi projetado para garantir um tratamento suave do fio, de forma a que o sistema possa lidar com fios de carbono e aramida, bem como fios cerâmicos ultrassensíveis», salienta a Stäubli.

A empresa destaca igualmente as máquinas LXL PRO Jacquard, que «oferecem todos os recursos necessários para aplicações de tecido de peça única (OPW), incluindo airbags de alta qualidade em qualquer formato» e garantem «um processo contínuo de tecelagem jacquard nas mais altas velocidades», ao mesmo tempo que permitem uma economia de energia.

Já o sistema de tecelagem Stäubli ALPHA 500 LEANTEC permite a produção de tapetes leves para o sector dos transportes.

[©Stäubli]
«Com uma ampla gama de soluções para a produção de tecidos técnicos, a Stäubli responde às necessidades da indústria de tecelagem, desde a tecelagem plana até a tecelagem 3D», aponta a empresa, que na Techtextil estará a expor no Hall 12 sob a égide da Swissmem.

«A criação de máquinas que apoiam a tecelagem de tecidos essenciais para a inovação mundial motiva e inspira as nossas equipas. Flexibilidade e apoio são pré-requisitos para tecer têxteis técnicos, especialmente com novos materiais e formas 3D. A parceria com os clientes e as nossas muitas décadas de experiência em I&D permitem-nos evoluir constantemente as nossas soluções», quer de tecelagem propriamente dita, quer de preparação à tecelagem, como os equipamentos de trefilagem automática SAFIR. «Com os nossos sistemas de tecelagem de carpetes e têxteis técnicos, oferecemos a máxima flexibilidade. Por exemplo, um dos nossos sistemas técnicos de tecelagem está em uso numa universidade com reputação global de excelência na investigação de novos materiais e no desenvolvimento de novas aplicações para o futuro», afirma a Stäubli, em referência ao equipamento de tecelagem TF20 instalado na Universidade de Ciências Aplicadas Hof, na Alemanha.

«A nossa gama de produtos permite às tecelagens fabricar mais produtos de primeira qualidade e desperdiçar menos matéria-prima. Além disso, fornecemos máquinas que permitem produzir novos tipos de tecidos técnicos que melhoram a vida quotidiana em todo o mundo em sectores que vão da medicina aos transportes, aeroespacial e outros», resume a Stäubli em comunicado.