Smartex apresenta novas ferramentas

A Smartex Loop, que já foi testada pela Impetus, é uma ferramenta de rastreabilidade que permite aos produtores aproveitarem os dados resultantes da produção da malha para fornecerem informação precisa aos seus clientes.

[©Smartex]

A Smartex Loop usa os dados da Smartex Core, a tecnologia de inteligência artificial que permite detetar defeitos na produção de malhas circulares, para permitir uma maior transparência do processo produtivo.

De acordo com a Smartex, a Smartex Loop permite às fábricas identificar a máquina, o trabalhador ou o fornecedor de fio envolvido na produção de um determinado rolo de malha.

Os dados resultantes do processo produtivo são compilados e é criado um Smartex Loop Passport, um código QR «indestrutível» que é colocado no rolo de malha. Com o scan deste código – ou através da consulta disponibilizada na plataforma Smartex, acessível num computador ou dispositivo móvel – é possível ter acesso imediato à informação sobre a produção e dados de qualidade.

Segundo a tecnológica portuguesa, os benefícios da Smartex Loop incluem, além do controlo da qualidade, informação sobre redução de resíduos, rastreamento de inventário e localizações de produção de nível dois, permitindo às marcas responder às cada vez maiores exigências legais, dos investidores e dos consumidores.

[©Smartex]
O grupo Impetus já usou o sistema e comprova as vantagens. «Conseguimos compreender agora as causas de raiz para os defeitos que ocorrem durante o nosso processo produtivo. Ao consultar a Loop, consigo reunir a informação necessária para colaborar com terceiros e melhorar a qualidade da nossa produção», afirma Carlos Rocha, diretor industrial da Impetus.

Para Gilberto Loureiro, CEO da Smartex, «a Smartex Loop prepara os negócios para o futuro ao dar-lhes as fundações para uma melhor recolha de dados e comunicação, permitindo-lhes responder à crescente procura por transparência e responsabilização na indústria têxtil, ao mesmo tempo que melhora a eficiência operacional».

Mais abrangente

Esta nova ferramenta será apresentada oficialmente na próxima edição da feira de tecnologia para a indústria têxtil e vestuário ITMA, que decorre de 8 a 14 de junho em Milão, onde terá a companhia de outros desenvolvimentos da empresa, nomeadamente a tecnologia Smartex Core, que é agora compatível com todos os teares circulares de malha, incluindo de malha tubular.

[©Smartex]
Na feira será ainda apresentada a Automatic Roll Grading, que permite a classificação automática e objetiva de todos os rolos de malha, em vez da avaliação subjetiva e baseada em amostras que é atualmente usada na indústria têxtil, realça a Smartex. Tirando proveito da câmara e das luzes instaladas nos teares com o sistema Smartex Core, a plataforma Smartex analisa as fotos capturadas para fornecer a classificação de uma forma precisa e consistente.

Com esta nova ferramenta, as empresas produtoras podem personalizar as suas exigências de qualidade e obter informações mais detalhadas sobre a produção e o desempenho do tear, mantendo padrões de qualidade consistentes. «A comunicação contínua da qualidade do rolo de malha em toda a cadeia de aprovisionamento é facilitada com a integração da Automatic Roll Grading com a Smartex Loop», conclui a Smartex.