Sindicatos têxtil e metalúrgico planeiam fusão

Dois dos maiores sindicatos britânicos propuseram ontem uma fusão que acreditam irá permitir fortalecer as suas posições, no sentido de melhorar os salários e as condições dos trabalhadores em duas indústrias que se encontram actualmente em declínio na Grã-bretanha.
Esta proposta de fusão tem por intervenientes o Iron and Steel Trades Confederation (ISTC) e o Knitwear, Footwear and Apparel Trades (KFAT), que representam, respectivamente, a indústria metalúrgica e a de malhas, calçado e vestuário.
Os responsáveis sindicais referem que os seus membros possuem muito em comum e que a fusão irá permitir a formação dos trabalhadores em outros sectores de actividade que estão em expansão, para além de permitir a realização de melhores acordos com os principais empregadores.
As indústrias metalúrgica e de vestuário britânicas sofreram duras perdas nos últimos 20 anos, representando a perda de milhares de membros no ISTC e no KFAT. O sindicato metalúrgico possui actualmente 33.000 membros, enquanto o KFAT possui 12.000 membros.