Os termos do negócio não foram revelados, mas sabe-se que a Shein vai adquirir o IP e a marca registada, enquanto o imobiliário e os funcionários da Missguided continuam sob a alçada do Frasers.
«Com a I Saw it First e a Miss Empire, temos agora um pé na moda de senhora primeiro digital. Manter as equipas de moda da Frasers ao mesmo tempo que racionalizamos o nosso portefólio neste espaço para nos focarmos em menos marcas faz muito sentido no clima atual. Estamos também entusiasmados com as negociações à volta de mais colaborações entre o Frasers Group e a Shein», confessa Michael Murray, CEO do Frasers Group.
O Frasers Group, anteriormente conhecido apenas como Sports Direct, comprou a Missguided – que estava em insolvência – por 20 milhões de libras (cerca de 22,87 milhões de euros) em junho do ano passado.
Em setembro deste ano, havia já rumores de que poderia haver um negócio do Frasers Group com a Shein em relação à Missguided, mas que o Frasers Group não confirmou. Nessa altura, Alice Price, analista da GlobalData, afirmou ao Just Style que a Shein estava mais bem posicionada do que o Frasers Group para impulsionar o crescimento de uma marca puramente online.
De acordo com a Reuters, as ações do Frasers Group, 73% das quais são detidas pelo fundador da Sports Direct, Mike Ashley, subiram 1,6% após o anúncio.
O grupo de investimento Shore Capital acredita, segundo o Just Style, que a aquisição da Missguided é particularmente digna de nota porque marca a primeira aquisição de uma marca britânica pela Shein, alinhando-se com o seu foco no Reino Unido enquanto um dos mercados em mais rápido crescimento.
«Na nossa perspetiva, a venda da Missguided à Shein pode ser um precursor para alavancar o vasto portefólio de lojas do Frasers no Reino Unido, permitindo à Shein reduzir a diferença entre as experiências de compra online e offline. Uma parceria estratégica desse tipo iria naturalmente complementar as capacidades e abrangência de ambas as partes. O Frasers iria beneficiar do tráfego gerado pelos consumidores da Shein, enquanto a Shein iria aproveitar as lojas físicas do Frasers como entrada em canais de retalho tradicionais», indica o Shore Capital.