Afonso Afonso, Ana Maricato, Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza, Izabel Monnerat, Maria Do Carmo Studio e Maria Miguel Martins são os 10 jovens designers selecionados para esta edição do Sangue Novo, a plataforma dedicada aos novos talentos da ModaLisboa.
«Analisar estas 10 coleções é também fazer uma auscultação à visão da nova geração do design de moda para o presente e o futuro do sector e, por conseguinte, das problemáticas identitárias e sociais que são, atualmente, o motor da criação», acredita a organização do evento em comunicado.
Os projetos que serão apresentados tiveram o apoio da Calvelex/Fabrics4Fashion, da RDD e da Riopele ao nível dos materiais, onde a sustentabilidade tem um lugar de destaque. «Além do habitual recurso a deadstock e upcycling, os jovens designers utilizam estampados feitos a partir de processos naturais, recorrem a monomateriais, fibras naturais, materiais recicláveis e impressões 3D», aponta a ModaLisboa. «Quanto ao conceito, a interpretação da realidade desdobra-se no deslumbramento com o novo – seja ele tão simples como uma textura ou tão complexo como um mundo de ficção –, na metamorfose e transformação, na identidade que transcende o que é estático, na gentrificação e até na beleza da rotina», acrescenta.
Após a apresentação das propostas em desfile, agendada para dia 6 de outubro, serão anunciados os cinco finalistas, que irão preparar uma nova coleção para apresentar em março.
Do júri faz parte Ana Tavares, CEO da RDD. Um dos prémios que serão entregues em março será, de resto, um estágio de três meses na RDD, com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação 3D, confeção, entre outras. «O objetivo será criar uma coleção para a RDD com materiais da Valérius 360 (centro de reciclagem da Valérius) e uma coleção em nome próprio para apresentar na Lisboa Fashion Week», explica a ModaLisboa.