Salsa põe Álvaro Siza Vieira na moda

A marca de jeanswear lançou uma coleção exclusiva e de edição limitada com o reputado arquiteto, naquela que é a primeira colaboração de Álvaro Siza Vieira no vestuário.

[©Salsa Jeans]

A coleção Álvaro Siza x Salsa Jeans é inspirada no “Bestiário” – uma coleção de desenhos de animais que o arquiteto imaginou implementada sobre azulejos – e tem como protagonista o Burro, enquanto símbolo de elevada capacidade de trabalho, versatilidade, determinação e força de carácter, traços que, considera a marca, representam bem a vida e obra de Álvaro Siza e ilustram na perfeição o legado de quase 30 anos da Salsa Jeans.

Hugo Martins

«A Salsa Jeans, sendo uma empresa de denim de referência, tem uma dimensão muito especial: somos inspirados pelo que de mais distintivo tem o nosso país, não no popular, mas naqueles que com base nas técnicas e saberes do passado trazem novas criatividades à atualidade. Nesse sentido, para além de nos inspirarmos e usarmos técnicas e tecidos tipicamente nossos, procuramos inspiração nos nossos mestres – na moda, mas também na música, nas artes. Quando pensamos em fazer algo especial para este momento do ano, queríamos algo fluido, simples, mas especial, e o nome do arquiteto Siza Vieira surgiu naturalmente», explica, ao Portugal Têxtil, Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans.

[©Salsa Jeans]
«Na verdade, e após termos lançado o desafio ao arquiteto, que lhe encantou, o desenvolvimento foi fácil e orgânico. Muito rapidamente chegamos a uma visão comum e depois construímos em conjunto sobre isso», acrescenta.

Os tons de eleição são o cru e o azul-cobalto, aplicados em jeans, numa sweatshirt, unissexo, numa t-shirt e acessórios como uma garrafa térmica, uma caneca, um caderno, um saco e um estojo, onde figura o desenho do burro. As peças podem ser adquiridas online e em lojas físicas selecionadas no Porto, Lisboa, Madrid e Barcelona, quer individualmente, quer numa caixa de colecionador – personalizada e limitada a 10 unidades –, que inclui com todos os artigos e ainda um postal com serigrafia assinado por Álvaro Siza Vieira.

[©Salsa Jeans]
Para o arquiteto, o primeiro português a vencer vencedor um prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da arquitetura, em 1992, «esta colaboração é importante porque já desenhei para muitos projetos, mas nunca para roupa. É uma nova experiência, quando me pediram isto sabia que, no fundo, ia dar identidade a estas peças de roupa. Lembrei-me de que o bestiário é uma fonte sem fim de motivos, e, por isso, desenhei alguns para que pudessem ser incorporados nesta coleção».

Em 2022, a Salsa Jeans registou vendas no valor de 200 milhões de euros e estava presente em mais de 40 países, com quase 100 lojas próprias em Portugal, Espanha, França e Irlanda, 25 lojas franchisadas em África e no Médio Oriente e mais de 1.200 parceiros multimarca.