Salsa Jeans testa inteligência artificial

Num projeto-piloto, a marca portuguesa de jeanswear usou a plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela MySize para otimizar os tamanhos na fase de design e reduzir os artigos não vendidos.

A plataforma Smart Catalogue funciona na modalidade software-as-a-service (SaaS) e foi pensada para ajudar os designers a criar modelos que otimizam o ajuste, permitindo, dessa forma, reduzir o número de artigos não vendidos e melhorar os resultados das marcas e retalhistas de moda, explica a empresa israelita MySize. A plataforma fornece dados demográficos e específicos para uma região sobre a mofologia corporal dos consumidores e as suas preferências de ajuste.

De acordo com a MySize, a inconsistência nos tamanhos na indústria de vestuário leva a elevadas taxas de devolução e maior desperdício, com cerca de 40% das mulheres a indicarem ter dificuldade em encontrar o tamanho certo. Um outro desafio para as marcas e retalhistas é perceber quantas peças produzir e enviar para as lojas de cada tamanho. «A demografia local pode afetar significativamente a procura de tamanhos. Implementar as ferramentas certas pode ajudar a mitigar um grande problema na indústria de vestuário: 30% de todo o vestuário feito nunca é vendido», destaca a empresa israelita.

A Salsa Jeans usou o Smart Catalogue para validar a consistência dos tamanhos da sua coleção de jeans em vários indicadores, incluindo a consistência com o tamanho indicado pelo consumidor, consistência nos vários modelos da Salsa e em todos os seus cortes de perna oferecidos pela marca. Foram realizados 342 testes com 31 modelos em 32 pessoas de diferentes morfologias corporais que correspondem ao cliente-alvo de mulheres entre os 30 e os 50 anos. As ferramentas de inteligência artificial, incluindo o ChatGPT, foram usadas para captar dados e fazer a análise dos resultados dos testes e comentários.

O Smart Catalogue determinou a necessidade da Salsa Jeans ajustar os tamanhos para otimizar o ajuste apropriado a cada tamanho. Foram identificados os modelos com maior desvio entre o fit pretendido e o real, com os dados gerados pelo Smart Catalogue a dar sugestões de ações corretivas. A ferramenta forneceu ainda informação sobre as gamas de tamanho adequadas para cada loja com base na demografia local.

Smart Catalogue [©MySize]
Segundo a MySize, estes dados são um ativo valioso para as coleções futuras da Salsa Jeans e para a expansão internacional da marca portuguesa. «A Salsa planeia usar o Smart Catalogue no futuro para as vendas de comércio eletrónico para reunir mais informação e dados e criar modelos de inteligência artificial para ajudar o departamento de design da marca a desenvolver novas coleções alimentadas pelos dados».

«O Smart Catalogue está na vanguarda de dar uma resposta a uma clara necessidade no mercado de soluções com base em dados que respondam aos problemas de tamanho do vestuário na sua fonte, durante a fase de design. Estamos a empoderar e a apoiar os criativos na indústria da moda ao dar-lhes dados para reforçar a sua intuição», acredita Ronen Luzon, fundador e CEO da MySize. «Ficámos muito satisfeitos por trabalhar com a Salsa Jeans e dar dados que vão servir de base aos seus futuros designs, levando, em último caso, a uma maior fidelização à marca, menos devoluções e um ambiente mais limpo para todos», conclui.