Com o Expocentre a ser usado como hospital de recurso, a organização da CPM decidiu oferecer um certame especial, numa outra localização – o Main Stage, habitualmente usado como espaço de concertos na capital russa – e numa dimensão mais reduzida. No total estiveram presentes 180 marcas de 16 países e 4.017 visitantes.
«Os turcos conseguiram vir, os italianos enviaram a maior participação, as marcas russas foram fortes e foi um sucesso imprevisível. O regresso ao negócio parece muito bom para nós que somos amantes de moda», afirmou Thomas Stenzel, diretor-geral da OOO Messe Düsseldorf Moscow.
Balanço positivo
Expositores como a italiana Rinascimento, que não parou durante a pandemia, mostram-se confiantes com os resultados da feira. «Tivemos muitos visitantes no nosso showroom na s’elections moscow 2020, esperamos novas e boas encomendas e novos clientes», aponta Nika Pomerantseva, embaixadora da empresa, que abriu o showroom em Moscovo há cerca de ano e meio. «Sendo uma participante permanente na CPM, esperamos pela próxima feira em fevereiro», adianta.
O mesmo acontece com a alemã C.E.d.E.R. «Fomos afetados pelas consequências da pandemia como toda a gente, mas estamos otimistas para o futuro e nunca perdemos a esperança. Graças aos nossos clientes, tivemos muita sorte e fomos bem sucedidos a passar para uma nova fase e nível de desenvolvimento da nossa relação com eles. Durante a s’elections moscow 2020 conseguimos todas as encomendas que tínhamos planeado e também conhecemos novos clientes. É uma plataforma muito boa para novos contactos», considera Evelina Mustafayeva, embaixadora da empresa.
Do lado dos compradores, Tatiana Romashva, da loja Megameh, assume que apreciou os showrooms e a organização da feira. «Foi muito confortável, acolhedor e eficiente. É muito importante para mim manter os contactos e a minha presença neste evento. Vi caras familiares, conheci novos parceiros e coloquei encomendas», destaca.
A organização encontra-se já a planear o regresso da CPM, que está agendada para 22 a 25 de fevereiro de 2021.