Roupa de cama trata eczema e psoríase

A Lifeloom, uma empresa de têxteis-lar americana, está a lançar roupa de cama com uma tecnologia que cria uma superfície mais limpa e hipoalergénica para melhorar o sono de pessoas que sofrem com condições de pele como eczema, psoríase e sensibilidade tópica.

[©Lifeloom]

A roupa de cama, a que a Lifeloom chamou Frictionless Sleep System, incorpora a tecnologia desenvolvida pelo Precision Fabrics Group – que produz uma gama alargada de têxteis especializados, desde têxteis médicos, como batas hospitalares, a tecidos acústicos para a indústria automóvel – e é produzida com fibras de filamentos, que mantêm a superfície plana do tecido.

«A tecelagem especial permite ter uma superfície muito mais limpa, hipoalergénica e sem borboto e isso cria um microclima melhor», garante Bradley Seipp, diretor de operações da Lifeloom, citado pelo Sourcing Journal. «Quanto menos irritamos a pele, e mais fácil é movimentar-nos nos lençóis, melhor dormimos, mesmo com pele sensível», acrescenta.

A tecelagem confere aos lençóis um toque mais acetinado, facilitando o movimento em comparação com os processos tradicionais em materiais como o algodão. O resultado também é diferente dos outros tecidos ao nível da facilidade de limpeza e resistência a bactérias e outros elementos irritantes.

[©Lifeloom]
«Todos estamos convencidos em relação à contagem de fios, mas a maior parte dos produtos à base de algodão são difíceis de limpar», afirma Bradley Seipp. «Já a Lifeloom tem um acabamento que liberta a sujidade que permite que qualquer material que se possa agregar à roupa de cama seja limpo mais facilmente. As bactérias são significativamente reduzidas por causa da própria tecelagem e os tecidos são todos hipoalergénicos e têm tratamento antimicrobiano», salienta.

Este fator limpeza tem sido ainda mais importante no contexto da pandemia, tendo permitido que a Lifeloom se destacasse face à concorrência. «Há muito ruído em relação a usar produtos à base de prata ou de cobre e o covid aumentou a consciencialização em relação às bactérias e aos antimicrobianos. Era a altura certa de pegar numa tecnologia que já existe há algum tempo – a DermaTherapy foi desenvolvida pelo Precision Fabrics Group há mais de uma década – e sabíamos que isso iria ajudar a indústria a fazer melhor», explica o diretor de produção.

Dispositivo médico aprovado

A Lifeloom submeteu os lençóis do Frictionless Sleep System a testes clínicos realizados pela Escola de Medicina da Universidade Wake Forest e pela Society for Pediatric Dermatology e os resultados demonstraram que os mesmos ajudaram a reduzir a fricção em 35%, melhorando os sintomas da psoríase e do eczema, ao mesmo tempo que reduziram em 49% os sintomas de acne inflamatória.

Os resultados contribuíram para que os lençóis com a tecnologia DermaTherapy fossem aprovados pela US Food and Drug Administration (FDA) como dispositivo médico de classe I para o tratamento de certas condições de pele. Para Bradley Seipp, tendo em conta a aprovação pela FDA e o facto da Lifeloom deter patentes da DermaTherapy, «será muito difícil para a concorrência afirmar algo semelhante», sublinha.

A roupa de cama do Frictionless Sleep System tem sido vendida online, mas a empresa americana tem planos para começar as vendas através do canal de retalho grossista, depois da participação na feira Las Vegas Market, dedicada ao universo da casa, que se realizou de 23 a 27 de janeiro. A Lifeloom abre ainda as portas a possíveis colaborações com outras empresas que queiram incorporar a sua tecnologia. «Acreditamos que há uma enorme oportunidade para marcas conhecidas se diferenciarem através de licenças», afirma o diretor de produção.

[©Lifeloom]
Bradley Seipp aponta ainda a possibilidade da Lifeloom alargar o negócio além da roupa de cama tradicional para outras categorias que possam beneficiar das características da DermaTherapy ao nível da pele. «Estamos a começar com a área do sono e é aí que estamos ancorados, mas há muitas aplicações que estamos a analisar para nos expandirmos. O espaço do bebé e da criança, entrar no vestuário – se as pessoas estão a dormir com lençóis da Lifeloom, mas com pijamas tradicionais de algodão, não estão a ter o efeito completo», conclui o diretor de produção.