O sistema combina inteligência artificial e análise de imagens para categorizar com precisão o vestuário que é descartado, facilitando assim a reciclagem. Segundo o HKRITA, estima-se que, anualmente, sejam geradas 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis, mas a taxa de reciclagem de têxteis usados em vestuário novo continua reduzida. «O processo de triagem de resíduos têxteis é essencial, pois torna a reciclagem mais eficiente e reduz a necessidade de mão de obra», sublinha o HKRITA.
O sistema inteligente de classificação de vestuário criado pelo centro de investigação compreende quatro módulos principais que conseguem reconhecer o tipo de vestuário, a construção do têxtil, as matérias-primas e a cor. Os quatro módulos podem ser operados como unidades independentes ou organizados de diferentes formas para realizar tarefas de classificação e operações comerciais específicas.
A tecnologia inclui um tapete de transporte que liga todos os módulos e braços robóticos para recolher as peças de vestuário, com melhorias ao nível da automação e da precisão do reconhecimento. Cada módulo individual é otimizado para acelerar o reconhecimento. Por exemplo, o tipo de peça de roupa pode ser identificado mesmo quando a mesma está pendurada de uma forma arbitrária, poupando assim o tempo que seria necessário para esticar a peça de forma a que as suas características particulares ficassem mais visíveis.
Os módulos de classificação de materiais e cores também têm uma precisão superior a 90% usando câmaras hiperespectrais.
Os quatro módulos operam com base em comandos enviados do sistema central. Se for detetada uma combinação incomum de tipo de peça de vestuário e material, o sistema poderá solicitar ao utilizador que confirme a precisão da classificação.
O HKRITA vai instalar este sistema de classificação de vestuário no Open Lab, a sua parceria com a Fundação H&M, onde poderá funcionar em conjunto com outras instalações de reciclagem para fazer a reciclagem de têxteis a grande escala. «Isto irá acelerar todo o processo de reciclagem, atingindo uma produção de moda em circuito fechado», conclui o HKRITA.